A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 24, uma sessão especial voltada ao movimento mundial ‘Outubro Rosa’. Uma propositura da deputada estadual, professora Maria Mendonça.
No Estado de Sergipe o movimento se tornou lei através do projeto de iniciativa da deputada estadual licenciada Goretti Reis, atualmente Secretária Municipal de Aracaju. Que ao fazer o uso da tribuna lembrou que o ‘Outubro Rosa’ em Sergipe tem tido um atenção especial com destaque.
“O movimento é marcado com a iluminação rosa nos prédios para lembrar a data, a prevenção, há ainda o uso da fita rosa, que mostra a importância do cuidado feminino com a saúde”, pontuou.
A secretária Goretti, disse ainda que várias pessoas têm participado desse movimento “Tivemos uma caminhada com a participação da presidente desta Casa, Angélica Guimarães, no Parque da Sementeira. Tivemos vários eventos com a participação da senadora Maria do Carmo, que tem um mandato voltado para garantir a redução das estatísticas do câncer que afeta as mulheres, e é criadora do Pró-Mulher, programa que se tornou uma realidade na Secretaria de Saúde de Aracaju com um projeto de lei”, informou.
Para concluir, ela disse no ano passado tivemos 64 casos de óbitos por câncer de mama e que o percentual de cobertura de mamografia, no sistema público, é baixo, foram 21,7% de cobertura em 2012. “Este ano vamos chegar a 23% de cobertura, é um avanço, mas ainda está baixo”, explica.
Ao fazer o uso da palavra, a presidente da Alese, deputada Angélica Guimarães (PSC), parabenizou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em nome da secretária Goretti reis, pelo trabalho e as iniciativas voltadas ao tema.
“Um diagnóstico precoce salva vidas. Sabemos que a saúde, de um modo geral, carece de mais recursos, ainda não existem quantidade de exames disponíveis para a necessidade da população, mas acho que estamos lutando por uma causa nobre e chegará a hora que possamos dizer que temos exames e recursos disponíveis para saúde de Sergipe e de todo país”, pontuou a presidente Angélica.