Destacando-se na capital pelo seu crescimento nos últimos anos, o bairro Jabotiana tem sido pauta de diálogos entre o vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) e a sociedade aracajuana. A convite de moradores da região, o parlamentar acompanhou de perto a rotina de quem precisa passar pela ponte que liga os conjuntos Sol Nascente, JK e Santa Lúcia.
“A região do Jabotiana cresceu como jamais imaginávamos. Durante o meu primeiro mandato, tive a oportunidade de conhecer muitos moradores e iniciar um processo de fiscalização, desde a antiga região, aqui no final de linha do Santa Lúcia, até a nova parte, que integra a área da nova praça Antônio Newton Menezes Porto, nas proximidades da Tancredo Neves e da Faculdade Pio Décimo. Hoje, o objetivo foi pontuar, junto aos moradores dos conjuntos Sol Nascente, JK e Santa Lúcia, todas as necessidades e urgências que a ponte que interliga os conjuntos apresenta, bem como as dificuldades no tráfego da localidade”, explicou Byron.
Ao tentar atravessar a ponte a pé, o vereador identificou, além da falta de estrutura, a ausência de sinalização e segurança no local. “É impossível atravessar com segurança aqui. Não existe nem calçada, nem acostamento, tampouco sinalização. Quem está de carro ainda tem um pouco menos de dificuldade, mas a pé é realmente impossível. Não existe o mínimo de condição para que um pedestre caminhe ao lado de outro. Como uma mãe pode buscar seu filho na escola e vir a pé, lado a lado? Como uma pessoa com deficiência física ou mobilidade reduzida passa por aqui? Precisamos rever esta situação imediatamente. Sei que estamos numa nova gestão, com adaptações e iniciando os trabalhos, mas, a partir desta visita, já me comprometo a pedir ajuda e sinalizar à prefeita Emília Corrêa este cenário, encaminhando aos órgãos competentes as indicações necessárias”, declarou o vereador.
Para Andréa Santos, moradora do Santa Lúcia há mais de 10 anos, ver o conjunto crescer sempre foi um sonho, mas que também tem trazido grandes prejuízos e riscos. “A ponte que liga os três conjuntos é a nossa principal via de acesso. Já não comporta mais o trânsito nem o fluxo que vivemos aqui. A ponte causa medo por falta de estrutura. Temos carroças em meio aos carros, pedestres sem margem de segurança para caminhar ou aguardar para atravessar, sem falar que não existe acessibilidade aqui. Agradeço a Byron por, a partir de um simples contato nas redes sociais, atender o nosso chamado e olhar pelo nosso bairro”, desabafou.
O bairro Jabotiana, além de ser reconhecido por muitos anos como uma região residencial e referência para a construção civil, tem sido um local de crescimento comercial, o que exige, além de melhorias, o comprometimento da administração pública com a manutenção da sua urbanização. “Trabalho aqui no Santa Lúcia, dependo de transporte público e, por vezes, preciso atravessar a ponte a pé para ganhar tempo. Entretanto, esse tempo é relativo, pois nos arriscamos em meio a pedras, buracos, areia e os próprios carros. Fico feliz com a presença do vereador aqui”, concluiu John Mack.
Além das condições da ponte, o vereador Sargento Byron esteve em contato com comerciantes da localidade e listou demandas como a melhoria da iluminação pública, serviços de varrição, roçagem, poda e jardinagem na região.
Foto: Assessoria Parlamentar
Por: Jacqueline Reis