A Câmara Municipal de Aracaju aprovou projeto de lei, de iniciativa do vereador Iran Barbosa (PT), que dá preferência, nas situações em que possibilitem a substituição do nome de ruas, praças, avenidas e outros logradouros públicos, a nomes de doadores de órgãos após seu falecimento.
A proposta, aprovada por unanimidade, mantém as atuais regras que dão denominação às ruas e outros logradouros da Capital, mas estabelece a preferência a doadores.
“É uma forma de homenagear aqueles que, em vida, se preocuparam com o seu semelhante e se constituíram como doadores de órgão, para garantir que a vida se perpetue em outros após a sua morte”, explica o vereador.
O autor do projeto, que segue para sanção do prefeito, lembra que a sua iniciativa pode ajudar a aumentar a lista de doadores voluntários de órgãos e incentivar as famílias a doarem os órgãos de seus entes falecidos, ajudando aqueles que estão nas filas de espera para transplantes em Sergipe e no País. No Brasil há cerca de 70.000 pessoas esperando por um transplante.
“É uma maneira de estimular a doação de órgãos, como também de homenagear aqueles que se convenceram da importância solidária que tem este ato”, destaca.
Iran Barbosa aproveitou para agradecer mais uma vez à professora aposentada e enfermeira Cristina Teti, que foi quem sugeriu ao vereador a proposta, que logo se transformará em lei. “Ela, que lida muito, no seu cotidiano, com essas questões, foi quem me sugeriu apresentar este projeto, e agradeço muito por isso”.
Foto ilustrativa:Assessoria parlamentar do vereador
Por: GEORGE W. SILVA/ Assessor parlamentar