Na manhã desta quinta-feira, 3, a Polícia Federal realizou a Operação Panoptes II com o objetivo de combater o compartilhamento e armazenamento de material de abuso sexual infantil na internet.
Um mandado de busca e apreensão foi cumprido no município de Pacatuba. Durante a ação, foram apreendidos um celular e outros equipamentos eletrônicos do investigado, que serão periciados para verificar a presença de conteúdo criminoso.
As investigações tiveram início a partir de dados de inteligência que indicaram a participação do suspeito em um grupo internacional de mensagens, onde teria compartilhado arquivos contendo abusos sexuais de crianças. Há também indícios de que o material era armazenado em nuvem.
Caso confirmadas as suspeitas, o investigado poderá responder pelos crimes de compartilhamento e armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantil, com penas que podem chegar a 10 anos de prisão.
O nome da operação faz alusão a Argos Panoptes, personagem da mitologia grega conhecido por possuir cem olhos e ser um vigilante incansável.
Fotos: PF/SE
Por: Portal Imprensa1