Sergipe é pioneiro ao garantir a oferta qualificada de produtos à base de cannabis medicinal e uma linha de cuidado completa aos pacientes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao todo, são 235 pacientes atendidos pelo Governo do Estado na unidade sede do Núcleo de Acolhimento em Terapias Especializadas (Nate), no Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Aquino (CER IV), em Aracaju. O serviço garante mais saúde, bem-estar e qualidade de vida aos sergipanos atendidos.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) implantou dois protocolos clínicos essenciais para a realização do tratamento com o uso da cannabis. O primeiro foi direcionado para pacientes com epilepsia refratária que se encaixam em doenças específicas como síndrome de Dravet, síndrome de Lennox–Gastaut (SLG) e Complexo Esclerose Tuberosa (CET); e o segundo para o comportamento agressivo no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Os produtos derivados de cannabis surgem como uma alternativa promissora respaldada por estudos científicos que indicam benefícios para os assistidos, como explicou o médico especialista em medicina canabinoide, Sérgio Luiz de Oliveira.
“Temos observado resultados significativos e positivos nesse tratamento. O Nate oferece um ambiente acolhedor, onde esses pacientes recebem a cannabis medicinal pelo tempo necessário. Além disso, buscamos estabelecer parcerias com médicos especialistas, como neurologistas e neurocirurgiões, para garantir um acompanhamento eficaz e integrado”, frisou ele.
O Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case), também conta com um novo serviço de consulta farmacêutica para a avaliação dos medicamentos em uso pelos pacientes com comportamento agressivo no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, o Case orienta o usuário sobre o tratamento adequado e o uso correto dos medicamentos, com foco na otimização da farmacoterapia.