
A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na última terça-feira, 7, uma série de vistorias em estabelecimentos da cidade para identificar possíveis bebidas sem procedência. A ação, conduzida pelas equipes da Vigilância Sanitária, ocorre em atenção aos casos de intoxicação registrados em várias partes do país, relacionados ao consumo de bebidas adulteradas com metanol.
Durante as fiscalizações, os agentes estiveram em estabelecimentos do Grande Rosa Elze e do Centro Histórico, verificando a origem dos produtos e orientando os comerciantes sobre os cuidados necessários para garantir a segurança dos consumidores e o cumprimento das normas sanitárias. As inspeções estão ocorrendo em distribuidoras, supermercados, mercearias e outros pontos de venda de bebidas destiladas, recolhendo amostras sempre que há suspeita de irregularidade.
A coordenadora da Vigilância Sanitária de São Cristóvão, Cátia Patrícia Santos, explicou que o município não possui nenhum caso suspeito de intoxicação por metanol, mas a ação tem caráter preventivo e educativo. “A Vigilância Sanitária está realizando fiscalizações para orientar os comerciantes e prevenir a falsificação de bebidas alcoólicas. O metanol é uma substância altamente tóxica, que pode causar graves danos à saúde e, em alguns casos, levar à morte. Ele é utilizado na indústria, mas quando é misturado de forma ilegal a bebidas alcoólicas, representa um risco muito grande para quem consome”, destacou.
De acordo com a coordenadora, é essencial que os consumidores estejam atentos ao adquirir bebidas alcoólicas. “Sempre compre em locais confiáveis, verifique se o rótulo está intacto, se o selo fiscal está presente e desconfie de preços muito abaixo do mercado. Caso suspeite que o produto possa estar adulterado, não consuma. Guarde a garrafa e comunique imediatamente à Vigilância Sanitária do município”, alertou Cátia Patrícia.
Em caso de suspeita de intoxicação, o cidadão ou profissional de saúde pode entrar em contato com o CIATox de Sergipe, pelo número 0800 722 6001, e os casos devem ser notificados à Vigilância Epidemiológica de São Cristóvão, pelo e-mail [email protected].
Sintomas
Os sintomas de intoxicação por metanol podem surgir poucas horas após a ingestão e incluem dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, tontura, fraqueza, dor abdominal e alterações visuais, como visão turva ou perda total da visão. Diante de qualquer um desses sinais, a recomendação é procurar imediatamente um serviço de urgência e emergência.
Foto: Jota Leal
Por: Yago de Andrade Santos