
O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e da Secretaria Especial de Cultura (Secult), promove nesta sexta-feira, 24, uma série de atividades em comemoração ao Dia da Sergipanidade. As ações integram o Festival da Sergipanidade e acontecem de forma gratuita em três locais simbólicos da cultura do estado: o Complexo Cultural Gonzagão, o Centro de Aracaju e o município histórico de São Cristóvão.
No Gonzagão, a programação começa às 14h com oficinas de arte em palha de ouricuri e de cerâmica tradicional, seguidas, à noite, de show da cantora Maria Cristina e do desfile “Sergipe Fashion Day”, que reunirá 17 estilistas e 75 modelos, destacando a moda criativa sergipana.
No Centro de Aracaju, o público poderá acompanhar, a partir das 15h, um cortejo cultural com grupos tradicionais como o Samba de Coco da Barra, Batucada Buscapé, Reisado Cheiroso do Quilombo, Caceteiras de Mestre Rindá e Zabumbadores de Vila Lourdes.
Em São Cristóvão, as atividades começam às 19h, na Praça São Francisco, com o concerto “Orquestra na Estrada”, da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), dedicado à música sergipana. Em seguida, o projeto “Cinema na Praça” exibirá o longa Morena dos Olhos Pretos, sobre a cantora Clemilda, dirigido por Isaac Dourado. A programação também contará com o Samba de Coco da Ilha Grande, liderado pela Mestra Dona Madá, reconhecida como Patrimônio Vivo da Cultura Sergipana.
O Festival da Sergipanidade, que segue até 26 de outubro, celebra a identidade e os saberes do povo sergipano, com programações gratuitas que incluem debates, exposições, rodas de conversa, espetáculos e homenagens a personalidades e patrimônios culturais.
Foto: Igor Matias
Por: Agência de Notícias de Sergipe












