
A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) realizou, nesta terça-feira, 11, uma Sessão Especial em homenagem aos 105 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE). A iniciativa, proposta pelo presidente do Parlamento, deputado Jeferson Andrade (PSD), teve como objetivo reconhecer o protagonismo e a relevância de uma das instituições mais tradicionais do Estado. O evento contou com a presença de parlamentares, autoridades civis e militares, além de integrantes da corporação homenageada.
O presidente da Alese destacou a importância do trabalho desempenhado pelos bombeiros sergipanos. “Quero parabenizar o Corpo de Bombeiros de Sergipe pela atuação exemplar, pela dedicação dos seus profissionais e por tudo o que representa para a sociedade sergipana. É uma corporação estruturada, composta por grandes profissionais, que ao longo dos anos vem prestando relevantes serviços ao nosso estado. Assim como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros faz parte desse conjunto de instituições que tanto nos orgulha. Este momento é de reconhecimento, mas também de investimentos, com foco na expansão, reestruturação e modernização da corporação, inclusive no interior do estado. Reafirmo o compromisso da Assembleia em contribuir com o fortalecimento do Corpo de Bombeiros, por meio de emendas e apoio institucional”, ressaltou Jeferson Andrade.
Histórico
Fundado em 11 de novembro de 1919, o CBM/SE desempenha funções que vão muito além do combate a incêndios. A corporação atua em busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, defesa civil e ações preventivas voltadas à segurança da população. Somente em 2024, foram realizados mais de 50 mil atendimentos nos 75 municípios.
Em 2023, bombeiros sergipanos também participaram das operações de resgate no Rio Grande do Sul, durante as enchentes que atingiram o estado. Nessa missão, nove militares do CBM/SE integraram as equipes de apoio e salvamento ao lado de corporações de outras unidades da federação.
O comandante-geral do CBM/SE, coronel Fábio Cardoso, destacou a importância da parceria entre as instituições. “O Corpo de Bombeiros sempre esteve ao lado da sociedade, e a Assembleia Legislativa tem sido uma parceira constante no fortalecimento da nossa instituição. Todas as ações de valorização e expansão passam pela Casa Legislativa, que nos apoia inclusive em missões fora do estado. Nesses 105 anos, seguimos com um crescimento planejado, dentro de uma gestão estratégica que mapeia nossas prioridades e fortalece cada vez mais a corporação. Com o apoio do governador (Fábio Mitidieri) e do secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, temos avançado para estar cada vez mais próximos da população, atendendo às suas demandas diárias”, afirmou.
Participação feminina
A subcomandante-geral do CBM/SE, coronel Maria Sousa, ressaltou o avanço da representatividade feminina na corporação. “A presença das mulheres no Corpo de Bombeiros simboliza uma conquista importante. Hoje, temos profissionais femininas ocupando cargos de liderança e atuando em diversas funções operacionais e administrativas. Essa representatividade fortalece a instituição e reflete uma mudança positiva na sociedade, onde as mulheres conquistam, cada vez mais, espaços de poder e reconhecimento”, destacou.
Presenças
A Sessão Especial contou com a participação das deputadas Linda Brasil (Psol) e Maisa Mitidieri (PSD), dos deputados Luizão Donatrampi (União Brasil), Georgeo Passos (Cidadania), Paulo Júnior (PV) e Kaká Santos (União Brasil), além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) e da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PM/SE).
Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese
Por: Junior Matos












