
Nesta segunda-feira, 1º de dezembro, foi realizada a Sessão Especial que concedeu a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar a importantes figuras do setor jurídico sergipano. Foram agraciados o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Sergipe (MPSE), Nilzir Soares, o promotor de Justiça, Elias Pinho, o juiz federal, Ronivon Aragão, e o advogado João Augusto Botto. A cerimônia foi proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Jeferson Andrade (PSD), em parceria com o deputado Neto Batalha (PP) e a ex-deputada Susana Azevedo, atual presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE).
A Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar, criada em 1998, é a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Sergipe, reconhecendo pessoas e instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento do estado e para o fortalecimento do Poder Legislativo.
Durante a cerimônia, o deputado Neto Batalha destacou a importância do evento: “É um dia muito gratificante poder reunir essas grandes personalidades aqui de Sergipe. Cada um, em sua área, contribui imensamente para o nosso estado, e hoje estamos aqui para reconhecer esse trabalho com a maior honraria da Assembleia Legislativa”, afirmou.
Nilzir Soares
O Procurador-Geral de Justiça, Nilzir Soares, expressou sua felicidade pelo recebimento da honraria, destacando o simbolismo da conquista. “Recebo com grande honra esta medalha, que representa não apenas a mim, mas também o Ministério Público, instituição que tanto contribui para a defesa da democracia. Há um ano, fui agraciado com o título de cidadania sergipana, e hoje retorno a esta casa para receber essa honraria como chefe do Ministério Público”, declarou Soares.
Ronivon Aragão
O juiz federal, Ronivon Aragão, natural de Itabi, também foi homenageado. “O reconhecimento é sempre um ato de gratidão. É importante ressaltar que o mérito não é meu, mas de quem enxergou em meu trabalho a importância de ser reconhecido”, afirmou. Ele, que ingressou na magistratura federal em 2003, ressaltou o valor do reconhecimento vindo do Poder Legislativo estadual.
João Augusto Botto
O advogado João Augusto Botto Nascimento, ex-presidente da Comissão de Controle de Gastos e Combate à Corrupção da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe (OAB/SE) e atual Secretário Nacional do Fórum Brasileiro de Direitos Humanos, também se mostrou emocionado com a honraria. “Esta Medalha é especialmente significativa, pois meu pai também foi agraciado com ela. Fico imensamente feliz de ver o Poder Legislativo reconhecendo pessoas que trabalham por um Sergipe melhor. É, ao mesmo tempo, uma honra e uma grande responsabilidade”, afirmou.
Elias Pinho
O promotor de Justiça, Elias Pinho, um dos pioneiros no combate à improbidade administrativa no estado, agradeceu emocionado o reconhecimento. “É uma honra muito grande vir de uma casa que legisla e rege a sociedade sergipana. Agradeço ainda mais por essa proposta ter partido de uma ex-aluna, a então deputada Susana Azevedo, que tem se destacado no cenário estadual e nacional”, concluiu.
Presenças
A cerimônia contou com a presença de amigos e familiares dos homenageados, além de autoridades como a prefeita de Itabi, Gabi de Lica (PP), o procurador Carlos Pinna de Assis Júnior, que representou o governador Fábio Mitidieri (PSD), e outros representantes do Poder Judiciário.
Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese
Por: Junior Matos/Alese










