A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Secretário Especial de Legislação da Casa, Dr. Deoclécio Vieira Filho, ocorrido na noite desta quinta-feira (11), em sua residência, em Aracaju.
Servidor histórico e referência técnica do Parlamento sergipano, ele deixa um legado marcado pela competência, pela dedicação exemplar ao serviço público e pela construção de bases sólidas para o processo legislativo estadual.
O presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade, externou solidariedade à família, aos amigos e aos servidores da Casa, ressaltando a dimensão institucional do legado deixado por Dr. Deoclécio.
Em nota, o parlamentar destacou:
“Recebo com profundo pesar a notícia do falecimento do Dr. Deoclécio, servidor histórico e parte viva da trajetória da Assembleia Legislativa de Sergipe. Foram mais de seis décadas de contribuição, como Secretário-Geral da Mesa Diretora, sempre com uma dedicação que impressionava e inspirava todos nós.
Dr. Deoclécio não apenas conhecia a rotina da Casa, ele ajudou a construí-la. Tinha o hábito de orientar, esclarecer e acolher, com a serenidade de quem viveu a história da Alese por dentro e a generosidade de quem sempre quis ver o Parlamento funcionando da melhor forma possível. Seu jeito simples, firme e correto de servir era uma lição diária.
Para mim, a quem ele acolhia e ensinava com imensa generosidade, sua partida tem o peso e a dor da perda de um pai. Conviver com ele era aprender um pouco mais sobre o sentido do serviço público. Por isso, sua ausência toca profundamente todos que admiravam seu trabalho e seu exemplo.
Neste momento de dor, expresso minha solidariedade à família, aos amigos e aos colegas da Assembleia. Que a memória e o exemplo de Dr. Deoclécio continuem iluminando o nosso trabalho e honrando tudo aquilo que ele ajudou a construir.”
Deputados estaduais e servidores do Poder Legislativo também utilizaram suas redes sociais para manifestar pesar pelo falecimento de Dr. Deoclécio, destacando a convivência, o respeito construído ao longo dos anos e a contribuição técnica deixada à Alese.
O secretário-geral da Mesa Diretora da Alese, Dr. Igor Albuquerque, que trabalhou ao lado de Dr. Deoclécio por décadas, também prestou homenagem. “Muito triste com o passamento do grande amigo Deoclécio Vieira Filho. Meu amigo de muitos anos e a minha maior referência de Serviço Público. Desde a última administração do governador João Alves Filho (2003-2006) tive o privilégio de dividir o dia-a-dia pessoal e profissional com essa figura ilustre e do bem. Deixará saudades e uma grande lacuna no meio jurídico de Sergipe. Rogo a Deus que conforte a família nesse momento de dor.”
Familia
Dr. Deoclécio deixa a esposa D. Neuza Vieira, e três filhos: o médico Marcos Aurélio, o cirurgião-dentista Márcio Augusto, e a jornalista Bianca Natália. Até o momento, a família ainda não informou detalhes sobre o velório e o sepultamento.
Uma vida dedicada ao serviço público
Advogado, formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (1975), Dr. Deoclécio Vieira Filho iniciou a carreira no serviço público federal, onde já acumulava mais de 21 anos de atuação antes de ingressar no Governo do Estado de Sergipe. Ao longo de mais de sete décadas de vida pública, tornou-se uma das mais sólidas referências técnicas da administração sergipana.
Foi Procurador do Estado da Classe Especial, admitido após aprovação em concurso público. Exerceu diversas funções estratégicas no Poder Executivo Estadual, entre elas:
– Chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria de Estado da Educação;
– Coordenador de Legislação de Métodos Administrativos (1979);
– Chefe da Assessoria Técnica (1981);
– Consultor Administrativo (1983);
– Adjunto de Secretário (1984);
– Secretário de Estado de Governo (1985);
Durante esse período, respondeu também pelo expediente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Saneamento e Energia.
Em 1989, foi nomeado Secretário Especial para Reforma Administrativa e Assuntos Extraordinários; em 1990, Secretário Especial para Assuntos Parlamentares. Em 1991, assumiu o cargo de Subsecretário de Estado de Governo, função que exerceu até 2007. Com a reestruturação administrativa de 1995, teve seu cargo transformado para Subsecretário de Estado da Casa Civil.
Dr. Deoclécio também integrou diversos órgãos colegiados relevantes, como conselhos de administração e deliberação de entidades da administração indireta, entre elas: DTH, SEGRASE/IOSE, PRODASE/EMGETIS, CEHOP, BANESE, DETRAN/SE, COHIDRO/CODERSE e FUNDESC.
Referência na Alese
Em 2007, a convite do então presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ulices Andrade, assumiu o antigo Departamento Técnico-Legislativo (DTL), posteriormente transformado em Diretoria Legislativa (DIRLEG). Com a evolução institucional da Casa, tornou-se o primeiro titular da Secretaria-Geral da Mesa Diretora (SGM).
Desde 2023, exercia o cargo de Secretário Especial de Legislação da Alese, posição em que continuava contribuindo para aperfeiçoar rotinas, orientar equipes, construir normas e fortalecer a segurança jurídica do Parlamento.
Dr. Deoclécio tornou-se amplamente reconhecido como uma referência em produção normativa e processo legislativo em Sergipe, sendo responsável por formar gerações de profissionais e por colaborar decisivamente na modernização administrativa da Casa.
Legado
Dr. Deoclécio Vieira Filho deixa um legado de integridade, profundo conhecimento técnico, espírito público e compromisso institucional. Sua trajetória se confunde com a própria evolução da administração pública sergipana e com a memória técnica da Assembleia Legislativa.
A Alese registra seu pesar e manifesta gratidão por toda a contribuição deixada por Dr. Deoclécio ao longo de uma vida dedicada ao bem comum e ao fortalecimento das instituições do Estado de Sergipe.
Fotos: Jadilson Simões – Agência de Notícias Alese
Por Stephanie Macedo/ALESE
Reprodução : Portal Imprnsa1













