
Aprovado na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) em março de 2023, o Projeto de Lei nº 8/2023, de autoria do então deputado Dr. Samuel Carvalho, institui o Dia Estadual dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, a ser comemorado anualmente em 20 de setembro.
De acordo com o texto do PL, os desbravadores existem oficialmente desde 1950 como um programa oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD). Estão presentes em mais de 190 países, com 95 mil sedes e próximo a dois milhões de participantes. Os três pilares que marcam o símbolo conhecido pelos desbravadores são o desenvolvimento físico, mental e espiritual.
“Desde 1950 centenas de jovens de diferentes classes sociais, cor, religião, com idades entre 10 e 15 anos se reúnem semanalmente, para aprender praticar e desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza. Esse é o trabalho realizado pelo Clube de Desbravadores. No Brasil, nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e em Timor-Leste chama-se de Desbravadores o trabalho da igreja com juvenis entre 10 e 15 anos de idade”, informa o projeto.
Em Sergipe, o primeiro clube a ser oficializado foi o Clube de Desbravadores Capitão Atalino Cerqueira da Igreja Adventista Central de Aracaju, no ano de 1975. O objetivo é trabalhar em equipe e ser úteis para a comunidade, prestando socorro em desastres naturais, participam ativamente de campanhas comunitárias e ajuda às pessoas carentes.
Foto: Najara Araujo/Câmara Deputados
Por: Aldaci de Souza/Alese













