
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) reforçou as orientações do Ministério da Saúde sobre a doação de sangue por pessoas que utilizam medicamentos agonistas do receptor de GLP-1, usados no tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade. A medida tem como objetivo garantir a segurança dos doadores e a qualidade do sangue ofertado à rede hospitalar.
De acordo com o Hemose, o uso dessas medicações não impede automaticamente a doação, mas pode gerar inaptidão temporária de sete dias quando associado a efeitos adversos como náuseas, vômitos, diarreia, desidratação, início ou aumento recente da dose, ou compartilhamento de medicamentos injetáveis.
A triagem clínica é realizada de forma individualizada, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. Para os doadores aptos, a recomendação é reforçar a alimentação e a hidratação antes e após a doação.
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e apresentar documento oficial com foto. Informações e agendamentos podem ser feitos pelos telefones (79) 3225-8019 ou 3225-8039.
Foto: Ascom/FSPH
Por: Ascom/SES












