
O primeiro Pequeno Expediente desta quarta-feira, 4, teve início com o vereador Iran Barbosa (PSOL), que manifestou pesar pelo falecimento de Frei Sérgio, um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e ex-deputado do Rio Grande do Sul. Iran fez questão de destacar a trajetória do religioso, que teve uma história marcada pela luta da agricultura e dos trabalhadores rurais. “Frei Sérgio foi um homem preocupado com essa situação da pobreza e da fome, dedicou-se a essa luta, um frei que também se dedicava às causas populares mais gerais. Era um teólogo da libertação e defensor da agricultura camponesa. Evidentemente, os ensinamentos que ele deixa vão seguir instruindo a luta de todos esses setores que sempre estiveram do lado dele construindo essa resistência”, destacou.
O vereador Joaquim da Janelinha (PDT) foi o segundo orador do pequeno expediente e elogiou o fato de que a secretária municipal de saúde, Débora Leite, ressaltou a importância dos recursos disponibilizados por meio de emendas impositivas. Ao todo, foram R$ 22.393.567 milhões destinados ao SUS, em Aracaju, que serão aplicados em melhorias para a população, a exemplo da construção de Unidades Básicas de Saúde e da compra de equipamentos necessários. Além disso, o vereador salientou que haverá, em breve, a entrega de uma praça pela prefeitura, no bairro Augusto Franco, para a comunidade local, com campo e quadra poliesportiva coberta.
O vereador Levi Oliveira (PP) também ocupou a tribuna abordou a atualização do Plano Diretor de Aracaju. De acordo com o parlamentar, a composição da equipe que está voltada para esse projeto precisa ser revista, pois “não tem engenheiro civil, nem engenheiro ambiental na equipe de trabalho atual”. “Eu acho que a gente precisa avaliar um pouco, trata-se de uma equipe multidisciplinar e o ideal é que possamos realmente agregar outras profissões”. Ao finalizar seu discurso, o vereador disse que deseja que o plano seja posto em prática o quanto antes, para que a cidade possa crescer com mais qualidade, pois o plano diretor que se tem no momento já está bastante defasado.
O vereador Lúcio Flávio (PL), ao ocupar a tribuna no 1º pequeno expediente do ano, fez uma retrospectiva do seu trabalho enquanto parlamentar. Ele destacou a sua atuação e posicionamento no combate à instituição de uma loteria municipal, e ainda no combate ao que chamou de “vestibular ideológico da Universidade Federal de Sergipe”. O vereador também citou sua participação como vice-líder na discussão da reforma da previdência e dos planos de carreira, sua participação na alteração dos nomes de praças, além dos diálogos para a transição dos auxiliares para técnicos de enfermagem. Após o breve balanço, o vereador finalizou seu discurso dizendo que foi um ano bastante produtivo.
Já o vereador Maurício Maravilha (União Brasil) chamou a atenção para a situação de uma praça do bairro Santos Dumont. O parlamentar falou sobre a visita que realizou e reforçou o pedido da comunidade, pois, segundo Maravilha, o local está bastante abandonado, com bancos quebrados, falta de manutenção de arborização, além da necessidade de requalificação da quadra. “A gente sabe o quanto uma praça pode trazer vida para uma comunidade e o sentimento de pertencimento”, disse ao enfatizar o pedido para que, dentre as praças previstas para serem entregues este ano, essa também esteja na lista. Ao finalizar seu discurso, também destacou a importância da revisão do plano diretor da cidade e da inserção de engenheiro civil na equipe de trabalho.
O vereador Miltinho Dantas (PSD) demonstrou apoio à diretoria do sindicato dos bancários, que deve ter eleições no próximo mês de março. O parlamentar ressaltou, inclusive, a intensa participação feminina na chapa Compromisso Coletivo. “É muito importante a participação das mulheres nesses movimentos sindicais, em especial no movimento sindical bancário”. Miltinho também fez um agradecimento em nome do futebol sergipano ao governador Fábio Mitidireri e à Lotese, que destinou R$ 3,4 milhões para as dez equipes que estão disputando o campeontao sergipano da primeira divisão. “Esse é o maior patrocínio da história do futebol sergipano”, enfatizou.
O último orador do Pequeno Expediente foi o vereador Sargento Byron (MDB), que abordou algumas reclamações da população. De acordo com o parlamentar, a Iguá fez uma intervenção no Morro da Atalaia para realização de serviços na região, porém, mesmo com pouco mais de um mês da conclusão, o local ainda está cheio de resíduos dessa obra, o que está obstruindo parte da via. “Chamamos a atenção dos responsáveis da Iguá de que fiscalizem as empresas que terceirizam o serviço do abastecimento de água, já que essa região se encontra nessa situação”. Por fim, Sargento Byron mostrou imagens também do loteamento Recanto da Paz, também na Atalaia, com esgotos entupidos e afirmou que vai levar essa solicitação aos representantes da Emurb, para que o problema seja solucionado o mais breve possível.
Foto: Luanna Pinheiro
Por: Fernanda Nery











