
O verão é a estação mais quente do ano e exige mais dos eletrodomésticos, aumentando o consumo de energia elétrica. Os principais aparelhos que mais consomem energia nesse período são: ar-condicionado, o freezer, geladeira e ventilador. A Energisa reforça as principais orientações para o uso adequado da energia, ajudando a reduzir o consumo.
Entre os eletrodomésticos que mais consomem, o destaque é o ar-condicionado. O especialista em Eficiência Energética, Pedro Lins, reforça as principais orientações: “É importante escolher aparelhos com selo Procel ‘A’ de eficiência, que são os mais econômicos. Ajustar a temperatura entre 23°C e 25°C, além de manter os filtros regularmente limpos.”
Já no caso da geladeira e do freezer, o funcionamento contínuo consome bastante energia. Por isso, é importante instalar esses aparelhos em locais bem ventilados, evitar abrir a porta com frequência e verificar se a borracha de vedação está em boas condições, além de realizar manutenção periódica.
Outro eletrodoméstico que deve ser usado com moderação é o ventilador. Ele consome menos que o ar-condicionado, mas seu uso prolongado também pode impactar a conta de energia.
Ainda segundo Pedro, a mudança de hábitos é fundamental para reduzir o consumo. “Há um consumo maior de energia em meses mais quentes porque os eletrodomésticos, principalmente os de refrigeração, demandam mais energia para manter o funcionamento adequado. Por isso, é importante adotar hábitos que reduzam esse consumo”, afirma.
Mais dicas de como economizar energia:
Ventiladores: não resfriam o ambiente, portanto, não devem ficar ligados em cômodos vazios.
Geladeiras e freezers: mantenha-os longe do fogão e de outras fontes de calor. Verifique se a borracha de vedação está em boas condições para evitar perda de ar frio.
Iluminação: acenda apenas nos cômodos necessários e apague as lâmpadas em ambientes vazios. Prefira lâmpadas LED, que são mais econômicas.
Aparelhos em stand-by: luzes indicativas acesas significam desperdício. Desligue os aparelhos no botão ou diretamente na tomada.
Ferro de passar: passe apenas as peças essenciais e, se possível, várias de uma só vez.
Foto e texto: Ascom/Energisa











