A prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria de Comunicação Social (SECOM), publicou no final da manhã desta quarta-feira, dia 29, o resultado de investimentos que foram feitos no Município sergipano.
De acordo com a SECOM. o município de Nossa Senhora do Socorro vem sendo destaque nacional na geração de emprego.
O crescimento da cidade no quesito obras, habitação, saneamento, saúde, educação, qualidade de vida, vem também sendo refletido na melhoria da renda dos cidadãos socorrenses. Isso tudo é característico de um município bem administrado, com gestão qualificada, que tem responsabilidade com o dinheiro público e que respeita o cidadão.
Todos esses quesitos servem de referencial para quando uma grande empresa ou indústria quer se instalar num local, e Nossa Senhora do Socorro é referência estadual na geração de empregos.
Nos últimos cinco anos foram instaladas cerca de 20 fábricas em Socorro. Essas indústrias geraram direta e indiretamente cerca de 4 mil empregos.
Atualmente, o Núcleo de Apoio ao Trabalhador de Socorro – NAT – tem cerca de 50 empresas parceiras fieis do próprio município e da Grande Aracaju que recebem os cadastrados. Em 2013, foram encaminhadas ao mercado de trabalho na formalidade 1.622 pessoas, mas 956 que estão com carteira assinada.
“Comparando 2010 com 2013, podemos afirmar que tivemos um crescimento de 70% em empregos”, explica a coordenadora do NAT de Socorro, Elialda Rodrigues.
Qualificação
A chegada das novas indústrias e o crescimento do número de empregos em Nossa Senhora do Socorro proporciona à população a fixação do morador no próprio município.
“O habitante passa a morar, trabalhar, viver e investir em um único local. Existe ainda toda a riqueza que é gerada pelo próprio empreendimento e pelas empresas que são seus fornecedores. É uma cadeia de produção grande com fatores econômicos e sociais de grande relevância”, destaca o secretário da Fazenda de Socorro, Carlos Américo.
Além disso, com a chegada das indústrias, crescem o comércio e o setor de serviços na cidade. O crescimento e o desenvolvimento de Nossa Senhora do Socorro representam também o crescimento e o desenvolvimento do seu povo.
Para se ter uma ideia de como a população também lucra com isso, de todos os empregos gerados nos últimos anos, 90% dos postos de trabalho fora destinados para quem mora em Socorro.
Para Elialda Rodrigues, não só o número de empregos cresceu, a qualificação dos profissionais de Socorro melhorou bastante com os cursos realizados pela Secretaria da Assistência Social.
“Hoje a gente não busca mais candidatos fora da cidade. Podemos afirmar que agora temos uma gama de profissionais qualificados no próprio município. Assim como outros aspectos, a questão da empregabilidade da cidade melhorou muito”, ressaltou.
Ainda de acordo com a coordenadora do NAT, hoje as empresas exigem que os candidatos tenham o perfil de profissionais que Socorro já possui. “Socorro tem tido grande visibilidade dos empresários, por isso a necessidade da empresa em buscar mão de obra capacitada dentro do próprio município. O empresário pensa na viabilidade do transporte e horário de entrada no local de trabalho”, explica.
Reprodução e readaptação: Imprensa1.com.br
Fonte e Fotos; SECOM de N.S. do Socorro