Em 2013, no Espaço Mirante Praia Formosa, unidade da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju), foram realizadas exposições de todos os tipos de artesanatos, rendas, telas, desenhos e fotografias. “Foram eventos marcantes que com toda certeza fizeram a diferença, trazendo mais visibilidade para o espaço, que estava esquecido pela população aracajuana”, avalia a diretora do espaço, Laila Alvim.
De acordo com Laila, ocorreram 24 exposições durante o ano passado. As mostras foram de artesanatos em palha de coqueiro, retalhos, vidros, materiais recicláveis, madeiras, telas, fotografias, rendas. “Tivemos também exposição sobre as bandeiras histórias, sobre a história dos presépios no mundo”, complementa.
Para este ano, a expectativa da diretora do espaço é de aumentar ainda mais a visibilidade do mirante. “Nossa meta é mais exposições temáticas, contando a história da cidade e de outros municípios sergipanos, e com isso aumentar o número de visitas técnicas feitas por escolas, realizando também tardes divertidas para as crianças. A Nossa meta é trabalhar para poder atender a população e os turistas sempre melhor, podendo ajudá-los a conhecer e se encantar com nossa cidade, com o nosso estado”.
Para a vice-presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Aglaé Fontes, que coordena as atividades da unidades da SEC/Funcaju, o ano foi de adequação e avaliação do comportamento cultural do espaço, “O Mirante deixou de ser apenas um espaço turístico e passou a ser principalmente um espaço cultural, de multimeios”, destaca.
Mirante
O Mirante da Praia 13 de Julho, hoje Espaço Mirante Praia Formosa, inaugurado em setembro de 1998, tornou-se um ponto de referência turística da cidade por permitir a apreciação do rio Sergipe, do calçadão da 13 de Julho, do manguezal, da praia dos Artistas e Centro Histórico da capital, dentre muitas outras belas paisagens.
O Espaço Mirante da Praia Formosa, localizado no calçadão da 13 de Julho, funciona de segunda a sexta das 9h às 19h, e sábados, domingos e feriados das 9h às 13h
Fonte e foto: http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=58002