O Caípe Velho, povoado da quarta cidade mais antiga do Brasil, São Cristóvão, inicia uma nova era. Isso porque o governador Jackson Barreto esteve na localidade nesta quarta-feira, 26, e levou boas notícias: a pavimentação em paralelepípedo granítico da estrada que liga o Caípe Velho à sede de São Cristóvão, passando pelo povoado Colinas. Essa é a maior pavimentação sendo realizada em Sergipe pelo Governo do Estado.
São cerca de 6 km de pavimentação, o que equivale a 35.856,40 m², um investimento do Programa Sergipe Cidades na ordem de R$ 1,6 milhão. A obra inicia após o Carnaval e tem prazo de execução de 180 dias.
Numa cerimônia bastante disputada, o dispositivo montado ficou praticamente lotado, com as presenças dos deputados estaduais João Daniel e Francisco Gualberto; do ex-deputado Wanderlei; os vereadores por São Cristóvão Wanderlan Dias Correia, Morgan Prado, Jorge Lisboa, Chagas, Jeverton da Saúde, Paulo Júnior, Gilson Eletricista, Evaldo, Gibson Rodrigues, Diego Prado, Michel Almeida e Regis do Rosa Maria. A prefeita de Itaporanga D’Ajuda, Maria das Graças, o presidente da Associação de Moradores do Povoado Sítio, Isaias Joaquim e lideranças políticas, como Marcos da Pedreira, Betão, João Garcez, Paulo Roberto de Santana, além dos secretários de Estado de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Melo; do Esporte e Lazer, Maurício Pimentel; da Cultura, Eloisa Galdino; o subsecretário de Estado dos Movimentos Sociais e Sindicais, João Francisco dos Santos, o diretor do DER, Antônio Vasconcelos e o diretor de Habitação da Sedurb, Bira Barreto.
O governador Jackson Barreto disse que a obra atende à necessidade de quem tanto precisa e merece. “A razão de estarmos no poder é olhar a cidade como um todo e ter a visão do social e compreender quem precisa das obras do governo é o povo pobre. Quem passa na lama é o povo pobre. Quem vai para o posto médico é o povo simples, humilde e trabalhador. Como Jesus dizia, olhai a todos, mas tenha um olhar e coração diferenciado para os mais pobres”, lembrou.
O deputado estadual Francisco Gualberto nasceu no Caípe Velho e a chegada da estrada deixou-o emocionado pelos benefícios que trará à população. “Essa pavimentação não atende apenas à população desse povoado, ela beneficia os taxistas que transitam para este povoado, os moto boys, favorece a ida das crianças a escola, a assistência médica de uma pessoa que precisa de atendimento. Aqui não tem latifúndio e assim valoriza pequenas propriedades que existem aqui, agora, muitas pessoas poderão morar no local, que não vinham antes por falta de condições da estrada. O beneficio social é amplo”, lembrou.
Gualberto destacou que a pavimentação é uma das obras típicas que caracterizam os governos Marcelo Déda e Jackson Barreto. “Nesse momento Jackson dá continuidade ao projeto de chegar a lugares que nenhum outro governo chegou. O exemplo do Caípe Velho está espalhado em todo estado de Sergipe”.
O ex-prefeito Armando Batalha discursou em nome da prefeita de São Cristóvão, Rivanda Batalha. “É um dia feliz para todos de São Cristóvão e estamos certos de que outras parcerias serão realizadas entre a Prefeitura e o Governo do Estado”. Na ocasião, Batalha sugeriu que a estrada receba o nome do policial Leo, que nasceu na localidade e do ex-vereador João Viana. Sugestões que foram aceitas de imediato pelo governador.
População
O presidente da Associação de Moradores e Amigos do Caípe Velho, Walter Augusto Borges, falou da situação dos moradores do povoado. “Para chegar aqui no período da chuva, só a pé, porque nenhum carro consegue passar pela estrada, ficamos completamente isolados. Mas todo esse sofrimento vai acabar e agradecemos ao governador Jackson Barreto por ter lembrado de nós”.
A dona de casa Vanessa Alves estava feliz com a obra que irá facilitar a vida da população do Caípe Velho. “A comunidade já sofreu demais com a falta de uma estrada que permita a circulação de veículos e motocicletas, mas agora teremos um sonho realizado”.
A marisqueira Lucimar dos Santos tem cinco filhos, e um deles precisa ir à sede da cidade diariamente para estudar. “Quando chove meu filho e outros alunos ficam até uma semana sem ir à aula, porque a estrada fica intransitável. Essa é a melhor notícia de 2014, pois as crianças nunca mais faltarão aula”.
Novidades
O governador aproveitou para determinar que a pavimentação chegue até o atracadouro dos catamarãs, o equivalente a mais um quilômetro de benefício à população. O gestor estadual garantiu também a obra que liga o povoado Rita Cassete até a BR 101 também seja estendida.
A estrada da Pedreira terá seu projeto avaliado pelo governador. “Não vou prometer nada agora, vou analisar o projeto, o orçamento, a possibilidade de participação da Petrobras. Vamos tornar realidade esse sonho da população de São Cristóvão, das lideranças e da prefeita”.
Sergipe Cidades
No programa Sergipe Cidades já foram investidos R$ 39.940.701,98 em pavimentações graníticas em 39 municípios: Itabi, Graccho Cardoso, Feira Nova, Cristinápolis, Santana do São Francisco, Ilha das Flores, Pacatuba, Brejo Grande, Nossa Senhora Aparecida, Pinhão, Campo do Brito, Maruim, Poço Verde, Tobias Barreto, Santa Luzia do Itanhy, Tomar do Geru, Indiaroba, Umbaúba, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre, Gararu, Nossa Senhora da Glória, Japoatã, Pedrinhas, General Maynard, Malhador, Moita Bonita, Nossa Senhora das Dores, Ribeirópolis, Salgado, Simão Dias, Arauá, Itaporanga D’Ajuda, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Barra dos Coqueiros, Canhoba e Macambira.
Com informações da Agência Sergipe de Notícias