Os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), aprovaram em Redação Final, na manhã desta quinta-feira, 5/6, o Projeto de Lei (PL) nº 73/2014, de autoria da Mesa Diretora da CMA, que dispõe sobre a revisão geral anual dos vencimentos dos servidores efetivos do Poder Legislativo de Aracaju. O percentual de aumento é de 6,5%, com vigência retroativa ao mês ao mês de maio deste ano.
Outra propositura aprovada foi o Projeto de Resolução (PR) nº 5/2014, instituindo auxílio saúde para os servidores do Legislativo de Aracaju. Esse auxílio destina-se ao pagamento ao servidor que poderá efetuar pagamento de consultas médicas, exames médicos, compra de medicamentos, planos de saúde e odontológico e outros serviços atinentes à saúde. O auxílio será concedido pelo presidente da Casa em caráter permanente, temporário ou em situações emergenciais.
De acordo com o presidente da CMA, Vinícius Porto (DEM), enquanto presidente de apenas um ano e meio na administração do Legislativo de Aracaju, está sendo justo com os servidores da Casa Legislativa. “Antes de trazer qualquer reajuste para os servidores eu me reuni com a dirigente do sindicato dessa Casa. Entendo que dessa forma se exerce uma política moderna. Nesse pouco tempo que estou na presidência tenho discutido antes com a presidente do sindicato dos servidores, no sentido de continuar desenvolvendo ações que beneficiem os serviços da melhor maneira possível. Quero deixar todos os servidores tranquilos. Sabemos que tem um problema que precisa ser melhorado e nos comprometemos com o sindicato que iremos apresentar a proposta de 6,5% e que, na próxima segunda feira, iremos nos reunir junto com uma comissão formada de funcionários dessa Casa para que possamos chegar a um nível justo para todos”, declarou Vinícius.
O vereador líder do DEM, Renilson Félix, que também é servidor da CMA, defende que o reajuste dos servidores do Legislativo de Aracaju seja aplicado com o reajuste da tabela que hoje, está em R$ 265 reais. “É uma vergonha para nós que estamos aqui defendendo os interesses do povo de Aracaju e os servidores dessa Casa, que inclusive eu sou também servidor há 30 anos, que nos dão um grande suporte nos trabalhos Legislativos e estão com essa tabela defasada que hoje está valendo um terço do salário mínimo. Quando fiz a crítica construtiva é no sentido de ajudar a administração, mas é fato que a tabela dos servidores está defasada. Sabermos que não é culpa dessa gestão, mas isso já vem acontecendo em gestões anteriores.”, disse Renilson.
Para o líder da oposição na CMA, Iran Barbosa (PT). Todo projeto que envolve o salário dos servidores merece muita atenção. “Vamos estar vigilantes para que a administração possa avançar no processo de reavaliação da tabela dos servidores dessa Casa. É importante que esse Parlamento procure rever situações de algumas distorções que dificultam o bom andamento dos trabalhos do Legislativo”, afirmou.
A presidente do Sindicato dos servidores do Legislativo de Aracaju, Heleneide Vieira Lessa, utilizou a Tribuna para falar da situação financeira dos servidores. “Movida do sentimento de solidariedade de muitos vereadores e pelo colega e vereador Renilson Félix, eu não poderia ficar calada diante da atual situação dos vencimentos dos servidores. Em todas as administrações nós tentamos resolver o reajuste da tabela que está defasada há mais de nove anos, devido às irregularidades que estão aqui, e que não são dessa administração. O presidente Vinícius Porto, quando assumiu chamou o sindicato para dialogar sobre a melhor forma de resolver tal situação. Infelizmente temos o tempo integral que está na Justiça, assim como a resolução da nossa tabela. Acreditamos na boa vontade do nosso presidente Vinícius juntamente com outros vereadores, que iremos procurar sanar todas essas irregularidades que vem prejudicando os servidores há vários anos”, ressaltou Heleneide.
Foto: Acrisio Siqueira