O secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos, esteve na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nessa quinta-feira, 12, para fazer um balanço sobre a situação financeira do Executivo. De acordo com Jeferson, a saúde financeira do Estado está na UTI.
Na visão do secretário, um dos grandes vilões que contribui muito para essa situação é o Sergipe Previdência. Segundo ele, o déficit com o setor tem crescido a cada ano. “De 2010 para cá, o Governo teve que fazer um aporte de R$ 605 mi, o que tem complicado as finanças do Executivo”, afirmou.
Para Jeferson, o número de servidores que se aposenta está crescendo com bastante velocidade. “O Estado tem, por obrigação, fazer o complemento do valor. Em 2010, o aporte foi de R$ 200 mi. Em 2013, triplicamos esse valor”, disse. O secretário ressaltou que esses recursos estão sendo honrados, no entanto, tem feito com que o Estado permaneça acima do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
“Apesar de termos tido um crescimento abaixo do esperado, temos nos esforçado para manter o equilíbrio fiscal do Estado. Temos cumprido o que determina a LRF, mas continuamos acima do limite prudencial com relação às despesas com pessoal e sofremos uma série de restrições por estarmos acima do limite de 46,5%”, completou.
Por Bruno Almeida