Você sabe o que significa a palavra recapeamento? No dicionário diz que é cobrir com uma nova camada de asfalto ruas e avenidas, mas no início desta semana a palavra ganhou um novo sentido para milhares de moradores dos conjuntos Marcos Freire I e II, no município de Nossa Senhora do Socorro, e o começo de uma nova vida além da concretização de um sonho que estava estagnado por quase três décadas, tempo de fundação do residencial.
Buracos, poeira e lama estão com os dias contados e segundo a previsão serão erradicados até o final do mês de Julho. Em apenas cinco dias de trabalhos intensos, os operários juntos com um caminhão espalhando a tinta de ligação; uma máquina acabadora que coloca uma camada de cinco centímetros de material na rua; um rolo compactador e um rolo de chapa transformaram a realidade e devolveram a trafegabilidade de parte da Avenida 13 seguindo pelas ruas 34, 35, 36 e 37.
Ao todo serão recapeadas 48 ruas no conjunto Marcos Freire II e mais 28 vias no Marcos Freire I. Para a realização desta obra, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro elaborou um projeto solicitando ao Governo do Estado a execução dos serviços e enfatizou sua necessidade. O Executivo Estadual financiou os recursos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS) por meio da operação de crédito do programa Proinveste.
Depoimentos
Nascida e criada nas ruas do conjunto Marcos Freire II, a estudante Thamires Tavares nunca tinha visto um serviço parecido na rua em que mora. “Aqui na rua 37 era cheio de buraco e muita poeira. A situação agravava quando chovia que acumulava águas nos buracos danificando os carros do moradores. Agora só tenho que agradecer por esta melhoria”, relatou.
Da garagem de sua casa, na Avenida 13, a comerciária Elaíde Ferreira Santos assistia a movimentação das máquinas e dos operários trazendo as melhorias. “Poderia dizer que aqui estava o caos, mas graças ao empenho e dedicação do prefeito e o apoio e investimento do governador a minha rua está um tapete”, declarou satisfeita com os serviços.
Quem também acompanhava toda a realização dos serviços e não escondia a felicidade era o autônomo Márcio Paulo Batista Silva. “Moro aqui desde o surgimento do conjunto e nunca vi nada parecido. A obra está ficando bonita e as nossas ruas estão livres dos buracos, poeira e lama”, confidenciou emocionado.