Para garantir a saúde dos forrozeiros que vão participar dos festejos juninos do conjunto Jardim e Parque dos Faróis, neste final de semana, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, realizará por intermédio da Secretaria de Saúde, ações preventiva e curativa. As atividades serão desenvolvidas pela Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica através do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, Serviço de Atendimento de Urgência – SAU e o apoio da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, localizado no Parque dos Faróis.
A Vigilância Sanitária fará orientação, panfletagem e monitoramento das atividades desenvolvidas pelos comerciantes durante o evento. Essas ações são extremamente relevantes, pois diminuem o risco de comercialização de alimentos contaminados e inadequados ao consumo humano.
As equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) farão a panfletagem sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/AIDS, além da distribuição de preservativos masculinos e femininos.
O secretário da Saúde, Saulo Eloy Filho, acrescentou que o Serviço de Atendimento de Urgência (SAU) de Nossa Senhora do Socorro estará de prontidão com ambulâncias no local, sendo duas de suporte básico, com equipes compostas por auxiliares de enfermagem e condutores de veículos de emergência e uma viatura de transporte.
“Ressaltamos que estes profissionais apresentam treinamento e experiência no atendimento de agravos e intercorrências deste tipo de evento, como também no atendimento a incidentes com múltiplas vítimas. Lembramos ainda que o Pronto Atendimento 24 horas, localizado no Parque dos Faróis, permanecerá funcionando com equipe médica e de enfermagem durante todo o final de semana, como unidade de suporte para os casos de menor gravidade”, reforçou o secretário.
Além da estrutura apresentada, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará cerca de 20 profissionais por noite e contará com linha prioritária junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para os atendimentos de maior gravidade e que necessitem de intervenção médica no local. Também foi solicitado apoio com a disponibilização de leitos de retaguarda aos hospitais Regional de Nossa Senhora do Socorro e ao de Urgências de Sergipe (HUSE), para o caso de algum forrozeiro necessitar de hospitalização.
Fonte: Agência Notícias de Socorro
Foto: divulgação