Desde que foi iniciado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), o “Projeto Pôr do Sol” vem crescendo a cada final de semana e com ele a economia local.
O Projeto é marcado pela apresentação de um sanfoneiro em uma barca sobre as águas do rio Vaza Barris, porém compõe este projeto, apresentações culturais e feira de artesanatos e comidas típicas. Tudo oriundo da própria comunidade ribeirinha do bairro Mosqueiro, zona sul de Aracaju.
Desde o barqueiro, aos artistas de grupos culturais até os artesãos e vendedores de comidas típicas, todos são moradores do bairro que encontraram no projeto uma forma de complementar a renda familiar dentro da própria comunidade. Isso se dá devido ao fluxo de turistas e visitantes que chegam ao local todos os sábados para uma tarde de lazer com segurança e diversão.
Alguns estavam até desempregados, outros acabaram de deixar um emprego temporário durante o período junino, mas encontraram no Projeto Pôr do Sol uma forma de manter a renda mensal.
Pensando em uma melhor qualidade dos serviços prestados por estes profissionais autônomos, a SEMICT em parceria com a FUNDAT, ofertaram cursos de capacitação através do PRONATEC para que os artesãos e quituteiros pudessem dispor de um serviço de qualidade para oferecer aos turistas que chegam a Orla do bairro Mosqueiro. Foram disponibilizados os cursos de Inglês Básico, Atendimento ao Cliente, Artesanato e Educação Financeira, além de palestra sobre Vigilância Sanitária.
Outra parceria que chegou para incrementar ainda mais o Projeto foi a com a PETROBRAS que, entendendo a importância de apoiar um projeto que beneficia uma comunidade ribeirinha como a do bairro Mosqueiro, abraçou a causa e hoje é de fundamental importância para a continuidade do Pôr do Sol de Aracaju.
Para o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Walker Martins Carvalho, o Projeto Pôr do Sol está dando o retorno esperado quando da criação do mesmo.
“Quando criamos o projeto a ideia foi esta mesmo. Até porque foi um pedido do prefeito João Alves de que o plano contribuísse com o desenvolvimento da comunidade local. Para tanto, teria que ser concebido de forma que a comunidade participasse. Assim, convocamos os moradores, as associações e entre uma reunião e outra, construímos o projeto que hoje é este sucesso que a cada edição vem agradando os visitantes e os moradores do bairro Mosqueiro que interagem de forma saudável e divertida”, disse Walker Carvalho.