Amamentar também traz benefícios para o desenvolvimento da habilidade de fala da criança, além das vantagens proporcionadas pelo alto poder nutricional do leite materno. Essa foi uma das dicas repassadas para moradores do bairro Coroa do Meio, durante ação realizada pela Unidade de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel, em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf). A ação aconteceu na manhã de segunda-feira, 4, e integra a programação da Semana Mundial da Amamentação, que prossegue em unidades de saúde da capital até o dia 8.
Na USF Hugo Gurgel, os profissionais da farmácia e nutrição percorreram os corredores da realizando uma atividade lúdica onde gestantes eram abordadas e convidadas a participar de um Quiz (jogo de perguntas e respostas) sobre amamentação. Caso a resposta ao desafio fosse correta, a participante ganhava um balão.
A fonoaudióloga Luciane Ribeiro Dantas enfatizou que amamentar também ajuda o bebê a desenvolver a fala. “Quando o bebê mama está trabalhando todos os músculos orofaciais, lábio, língua e bochecha, o próprio sugado do seio materno fortalece os músculos, propiciando uma maior facilidade à manifestação de boa fala e dicção”, explicou.
As futuras mães também foram orientadas pela fonoaudióloga sobre o uso de chupetas e mamadeiras. “São hábitos desaconselhados hoje em dia. Só devem ser usados quando há uma necessidade real, a exemplo de quando a mãe não pode amamentar”, destacou Luciana Dantas, complementando que mamadeiras e bicos podem causar, a depender da freqüência e intensidade, alterações na arcada dentária da criança, como mordida aberta, além de alterações no padrão respiratório e na fala, até problemas intestinais, advertiu.
A farmacêutica do Nasf complementou as orientações passando cuidados do ponto de vista farmacológico, reforçando que antes de iniciar o uso de qualquer medicação, a gestante, assim como a mulher que está amamentando, deve buscar orientação de um profissional da saúde.