Em setembro, a Saúde de Aracaju soma forças a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica (vacina contra raiva). Este ano, a meta do Município é vacinar 44 mil cães e 13 mil gatos. Deve receber a vacina todos os cães e gatos com mais de três meses de idade, exceto os doentes (animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou enfermidades).
Conforme a programação da campanha, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizará vacinação em de forma itinerante nos dias 15,16, 17, 18, 23, 24 e 25 de setembro, dias em que os agentes do CCZ vão percorrer localidades mais distantes e de difícil acesso na Capital. Nos dias 20 e 27 de setembro e 11 de outubro, o CCZ montará postos fixos de vacinação nos bairros da Capital para que a população leve seus bichos de estimação para tomar a dose da vacina.
A raiva pode ser transmitida do animal para o homem a através da mordida do cão ou gato doente. Prevenir é essencial para garantir a saúde dos bichos e proteger a saúde das pessoas que em caso de ataques podem ser mordidas. “proteger contra raiva é essencial para saúde dos animais e das pessoas”, disse a coordenadora do CCZ, Cristiane Remigio Valério.
O supervisor de Campo da Vacinação Contra Raiva, Wilson Oliveira, explica que durante a campanha, os donos dos animais devem estar atentos a cuidados como apresentar o cartão de vacinação do bicho. “Para prevenir acidentes também orientamos que os cães devem estar com coleira e guia e o uso da focinheira é obrigatória em animais bravos. Além disso, aconselhamos que gatos são mais ariscos e por isso devem ser levados em caixas de transporte ou similar, evitando fugas ou acidentes”, afirmou.
Programação da Campanha
Nos próximos dias 15,16, 17, 18, as equipes visitarão casas, sítios e chácaras localizadas na zona de Zona de Expansão (medições dos povoados Aloque, Robalo, Guaxuma, Aroeira, Gameleira, Várzea Grande e Zenza), além do Loteamentos Parques dos Coqueirais, região do Sítio Terêncio, bares da Rodovia Sarney e os limites do bairro Santa Maria (sítios do caminho da Lixeira e Morro do Avião, divisa com São Cristóvão).
Pontos Fixos
No sábado, dia 20, serão montados 35 postos fixos no Conjunto Augusto Franco, Beira Mar, Orlando Dantas, no Bairros Atalaia, Coroa do Meio, Aeroporto, Aruanda, Santa Maria e São Conrado, Povoados Areia Branca, Mosqueiro.
No sábado, dia 27, mais 35 postos fixos serão montados nos bairros: Industrial, Santo Antônio, Getúlio Vargas, Cirurgia, Suissa, América, Veneza, Jabotiana, Luzia, Médici, São José, Centro e Inácio Barbosa.
Já no dia 11 de outubro, a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica encerrará suas atividades montando outros 30 postos fixos nos bairros: Industrial, Santo Antônio, Getúlio Vargas, Cirurgia, Suissa, América, Veneza, Luzia, Médici, São José, Centro e Inácio Barbosa.
Fonte: PMA
Foto: ilustrativa