Comemorado pela categoria no próximo dia 21 de setembro, o Dia do Radialista foi celebrado na manhã desta terça-feira, 16/09, na Câmara Municipal de Aracaju(CMA), durante Sessão Especial requerida pelo vereador Valdir Santos (PTdoB). A solenidade contou com a presença do presidente do Sindicato de Radialistas de Sergipe (Sterts), Fernando Cabral, do vice-presidente da Associação dos Cronistas Desportistas de Sergipe (ACDS), Pedro Dantas, da radialista Glezivan Cardoso, além dos vereadores Jailton Santana (PSC), Lucas Aribé (PSB), Emmanuel Nascimento (PT), Iran Barbosa (PT), e Pastor Roberto Morais (SDD). Luta salarial e melhor condição de trabalho dos profissionais da imprensa, foram as principais pautas do debate.
“Exercermos uma função muito importante para a sociedade. Mas, infelizmente não temos devida valorização. Não temos horário. Muitos trabalham durante a madrugada para deixar a população bem informada. Depois de tantas tentativas, este ano conseguimos fechar a Convenção Coletiva de Trabalho. Uma conquista após vários atos públicos, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. Não vamos baixar a cabeça diante da imposição da classe patronal”, ressaltou o presidente do Sindicato Fernando Cabral.
Em seu pronunciamento, Valdir Santos parabenizou o Sindicato dos Radialistas pela luta em prol do reconhecimento da categoria. “São muitos os obstáculos. Existem problemas do passado que perduram até hoje. Mas, através de muitas lutas, e de um sindicato atuante, a categoria tem conseguido superar as dificuldades”, comentou.
Para Emmanuel Nascimento, Cabral é um defensor da imprensa livre e dos seus companheiros, e que defende, acima de tudo, a democracia. “Um dos pilares que sustenta a democracia é a imprensa livre, por acreditar nisso, defendi o radialista Wilton Andrade na Câmara, e coloquei-o até para trabalhar na Câmara após ele ser ameaçado e ter sua casa incendiada”, destacou.
A radialista Glezivan Cardoso aproveitou o debate para destacar a importância do trabalho exercido por esses profissionais e agradecer o espaço concedido na Câmara Municipal. “Somos a voz do povo. Os clamores da população são transmitidos através das emissoras de rádio. Levamos a informação a lugares distantes no qual as pessoas mais humildes não têm acesso a outro tipo de instrumento da informação”, pontuou.
Já o vereador Pastor Roberto Morais reconhece o valor dos radialistas do Estado. “Parabenizo essa Casa por reconhecer o papel dessa categoria. São profissionais valorosos que têm o meu respeito. O radialista tem um enorme alcance na população, nos lares”, afirmou.
A data
O Dia do Radialista passou do dia 21 de setembro para o dia 7 de novembro, através de um decreto do presidente Lula, para homenagear o radialista, cantor e compositor Ary Barroso. A data antiga também surgiu de um decreto do presidente Getúlio Vargas, para lembrar a fixação dos níveis mínimos de salário dos trabalhadores em empresas de radiodifusão.
Por Camila Sousa, assessora de Imprensa do parlamentar
Foto: Heribaldo Martins