A proposta de autoria da deputada estadual Ana Lúcia de criar a Semana Estadual da Adoção de Crianças e Adolescentes está a mais um passo de se tornar Lei. O Projeto de Lei (PL) 69/2014 foi aprovado pelos deputados da casa nesta quinta-feira, 16.
O objetivo principal do PL é incentivar a adoção em Sergipe. Para isso, ele prevê a realização de eventos educativos a fim de aprofundar o debate junto à sociedade sobre a prática da adoção e consequentemente superar os preconceitos que ainda envolvem o tema. As atividades devem acontecer na semana que englobe o dia 25 de maio, quando é comemorado o Dia Nacional da Adoção.
Para a deputada Ana Lúcia, um dos principais entraves na adoção ainda é o preconceito. “Nossa cultura leva a maior parte dos adotantes a procurarem meninas recém-nascidas e brancas. Infelizmente a ampla maioria das crianças e adolescentes que estão na fila da adoção em Sergipe e no Brasil não têm esse perfil e acabam permanecendo nas casas de acolhimento institucional”, lamenta Ana Lúcia, que é coordenadora da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Ela acredita que as campanhas educativas promovidas a partir da aprovação da Lei de sua autoria irão ajudar a sensibilizar a população – principalmente os interessados em adotar – para a chamada adoção tardia, ou seja, a adoção de meninos e meninas com sete anos ou mais.
Por: Assessoria de Comunicação da deputada estadual Ana Lúcia
Débora Melo: (79) 9135-2726 / 9868-6767 / 8815-7115