Logo cedo, pais começaram a chegar nas Unidades de Saúde da Família (USFs), para vacinar seus filhos com idades entre seis meses e cinco anos incompletos, contra o Sarampo e a Pólio. Neste sábado, 8, primeiro Dia D de vacinação, além das 43 USFs de Aracaju, a Saúde de Aracaju também montou postos nos shoppings Jardins e Riomar. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard, a estimativa é imunizar 42 mil crianças nesta faixa etária, na capital sergipana.
A funcionária pública Cristiane Hora chegou à USF Dona Sinhazinha assim que a abriu, para garantir a saúde da filha Gabrielle Hora, de 3 anos, que recebeu as doses contra o Sarampo e contra a Pólio. “É muito importante a gente manter a caderneta de vacinação dos nosso filhos em dia, para protegê-los de doenças”, afirmou ela. “Sempre que ocorrem as campanhas, sempre trago a minha filha para vacinar”.
Quem também compareceu no primeiro dia da campanha para levar o filho Olavo de Britto Guimarães Santana, de 2 anos e oito meses, foi o bancário João Paulo Amaral de Santana. “Hoje Olavo só tomou a vacina contra a paralisia infantil. É importante sempre realizar essas campanhas aos sábados, porque é um dia que os pais têm condições de levar os filhos para vacinar. É preciso que todos tenham consciência sobre a importância de manter a caderneta de vacinação das crianças em dia e assim garantir a saúde deles contra várias doenças”.
A gerente da USF Dona Sinhazinha, Gleide Selma Siqueira, também deu o exemplo. “Aproveitei já a abrtura da campanha para trazer minha filha Valentina, de um ano e um mês, para tomar a gotinha”, disse, destacando que é importante os pais levarem a Caderneta de Vacinação dos filhos, para que seja atualizada.
O Dia D marca a abertura da Campanha de Vacinação, que prosegue até o 28 de novembro, em todas das unidades de saúde, com o objetivo manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil. “Teremos mais um Dia D de vacinação. Será no sábado, dia 22. O própósito é justamente atender aqueles pais que têm dificuldade de levar os filhos durante a semana para tomar as vacinas”, explica Tereza Cristina Maynard.
O último caso de paralisia infantil foi registrado no Brasil em 1990 e de Sarampo, após 14 anos sem registro da doença, houve ocorrência de casos nos Estados do Ceará e Pernambuco.
Hoje, as unidades e também os postos montados nos Shopping Jardins e Riomar estarão funcionando até às 17h. Devem ser imunizadas contra o Sarampo, crianças com idades entre um ano e menos de cinco anos; e contra a Poliomielite, crianças com seis meses até cinco anos incompletos.
Fonte: PMA