“Meu filho está tendo um ótimo atendimento. O pessoal daqui é atencioso, prestativo e a estrutura do hospital é muito boa”. O reconhecimento é da supervisora de call center, Cineide Oliveira Santos, de 40 anos. Ela acompanhava o filho, Guilherme Sammi Oliveira Olindo dos Santos, de 14 anos, que estava há 17 dias internado no Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto.
O adolescente, que agora se recupera bem em uma das enfermarias da Clínica Médica, chegou ao HRL com suspeita de osteomielite. Ele passou pela Classificação, depois foi atendido pelo ortopedista e se submeteu a rio X. “Meu filho chegou a ficar na enfermaria da Cirúrgica, mas fez uma punção no joelho, quando ficou descartada a osteomielite (inflamação óssea, usualmente causada por infecção) e a necessidade de uma cirurgia,” disse Cineide Oliveira.
Segundo ela, como o filho estava bastante debilitado, acabou contraindo um quadro de pneumonia e ficando três dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “O médico teve uma conduta correta ao encaminhá-lo para a UTI e graças a Deus meu filho agora está melhor”, ressaltou.
Guilherme é um entre os milhares de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que mensalmente são beneficiados com os serviços de urgência e emergência prestados pelo HRL, gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). Somente este ano, de janeiro a outubro, a unidade atendeu a quase 51 mil pacientes, número que já corresponde a cerca de 80% do total de usuários assistidos pelo HRL em 2013, que foi de 63.492.
Somente em outubro, o hospital atendeu 5.262 usuários do SUS, procedentes dos seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul do Estado (Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto), além de municípios das regiões Agreste e Sul, bem como de cidades baianas que fazem divisa com Sergipe.
“Estes números só tendem a aumentar, pois a capacidade preestabelecida vem crescendo gradativamente. Entretanto, não nos preocupamos apenas com os números, mas também com a qualidade da assistência, fruto do trabalho e dedicação de nossos profissionais”, ressalta o coordenador de Internamento do HRL, Jardel Vasconcelos.
Outros números
Em funcionamento desde julho de 2010, o Hospital Regional de Lagarto este ano já realizou quase 90 mil procedimentos de urgência emergência, entre atendimentos médicos e de enfermagem geral, administração de medicamentos e tratamentos clínicos de traumas ortopédicos, dentre outros.
Também de janeiro a outubro, segundo os relatórios gerenciais e de produção, a unidade ofertou, para pacientes atendidos no Pronto Socorro e nas alas de internamento, quase 143 mil exames complementares, dos quais 120.500 laboratoriais clínicos, além de quase 19 mil exames radiológicos e 3.150 internações. O HRL ainda foi responsável, no mesmo período, por 1.059 cirurgias, sendo que somente 784 na área de ortopedia.
Fonte: ASN
Foto: arquivo/FHS