A manhã desta quarta-feira, 12/11, foi de muita festa no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), isso porque o Parlamento Municipal fez a entrega do primeiro Prêmio de Poesia Governador Marcelo Déda, a três estudantes da Rede Pública Municipal de ensino. De autoria do presidente do Legislativo de Aracaju, Vinicius Porto (DEM), o prêmio instituiu o mês de março, mês de aniversário de Déda, a promoção de um concurso de poesia nas escolas públicas da Capital.
“Apresentamos esta propositura que visa, além de homenagear o ex-prefeito e governador, Marcelo Déda, estimular no aluno da rede municipal o hábito de ler e escrever. Poesia era uma das leituras de Marcelo Déda que também tinha momentos de inspiração política”, afirmou Vinícius.
De acordo com o presidente da CMA, centenas de alunos participaram do prêmio. “Isso, para mim, é uma imensa satisfação porque é o reconhecimento do Poder Legislativo a um líder político que comandou a cidade de Aracaju e o Estado”, ressaltou. Vinicius fez questão de agradecer o empenho da Secretaria Municipal da Educação (Semed). “Agradeço aos alunos, diretores das escolas e a secretária Márcia Valéria por terem acreditado e engrandecido a homenagem”, frisou.
Vinicius lembrou que uma comissão formada por vereadores e funcionários da CMA analisou as poesias e escolheu as três melhores. “Esse prêmio é exclusivo dos alunos da rede municipal de ensino e é uma forma de incentivarmos os nossos alunos a leitura e através dela, apresentarem uma melhor escrita. Esse é o primeiro e com certeza teremos outros prêmios e atividades que poderão premiar os jovem de Aracaju e estimular a leitura e é importante que o Poder Público devolva ações propositivas para o público e é justamente isso que estamos fazendo”, ressaltou.
A viúva do ex-governador Marcelo Déda, Eliane Aquino, acompanhou a entrega do prêmio e parabenizou o Legislativo de Aracaju pela iniciativa. “Em nome da família, quero dizer que ficamos felizes com o premio e pela brilhante ideia de fazer com que a rede municipal começasse a ser trabalhada para o concurso de poesia. Marcelo Déda era um ser político, mas que tinha muita alma e fazia poesias em todos os momentos e com muito amor. Ele deixou muitas obras, sejam materiais e imateriais. A cidade de Aracaju agradece por esse prêmio”, disse.
A secretária Márcia Valéria destacou a importância da criação da premiação. Para ela, foi uma grande satisfação em saber que a escola municipal é uma escola de aprender e que foca a alfabetização consistente que leve os alunos a conquistarem os seus sonhos e atingirem os seus desejos. “Não admito escola que tenha precariedade e deficiência na leitura e nos textos. Só podemos conquistar o entendimento da leitura do mundo e da sociedade, quando temos a base feita, e essa base está no processo de alfabetização”, frisou.
Para a vereadora Lucimara Passos (PCdoB), tudo que representa Déda para Aracaju e para Sergipe, é um legado que é do povo. “Déda nos emprestou a sua poesia e seu jeito de fazer política com a sua forma séria e comprometida de trabalhar”, afirmou. O vereador Iran Barbosa (PT), destacou a importância do prêmio. “Vocês vão dividir essa premiação com os colegas de turma e com todos da rede municipal porque essa é uma forma de incentivar os alunos e de trazermos o significado de coisas como a capacidade de percepção do mundo”, destacou.
Já o vereador Dr. Agnaldo (PR), parabenizou a Iniciativa ressaltando o pioneirismo da ideia e que vai se prolongar por muitos anos. “Saber que estamos proporcionando e estimulando o crescimento intelectual é uma imensa satisfação”, disse. “Parabenizo a iniciativa da Câmara por homenagear um homem público que dedicou a sua vida para melhorar a vida do povo”, completou.
“Déda me trouxe uma missão que considero muito difícil que é de representar o seu filho, Mateus, que nasceu com síndrome de Dow, e lutar por igualdade de direitos e oportunidades. Marcelo Déda é um exemplo para mim e é um político no qual me espelho”, afirmou o vereador Lucas Aribé (PSB).
Para o vereador Renilson Félix (DEM), é importante reconhecer o legado deixado por Déda. “O prêmio criado na gestão de Vinicius é uma brilhante homenagem a um homem que tem história como defensor da Cultura de Sergipe e parabenizo os alunos das escolas pelo brilhante trabalho apresentado”, disse. “A homenagem é justa porque Marcelo Déda era, além de um político que ajudou a mudar a história de Aracaju e de Sergipe, um grande poeta”, frisou o vereador Max Prejuízo (PSB).
O prêmio
O grande vencedor do prêmio foi o estudante Renato Menezes Leite, 9 anos, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), Professor Florentino Menezes. A segunda colocação ficou com Bárbara dos Santos Barbosa, 12 anos, aluna da Escola Municipal Florentino Menezes. O terceiro lugar ficou com Samuel da Silva Conceição, 9 anos, aluno da Emef Professor Florentino Menezes. Somente puderam concorrer ao prêmio os alunos regularmente matriculados na rede municipal de ensino, sendo que cada um concorreu com uma única poesia.
Por Bruno Almeida
Foto: Acrisio Siqueira