O Combate à Dengue de Aracaju em parceria com a brigada itinerante da Saúde do Estado promovem ações de busca e eliminação de focos do mosquito transmissor da Dengue e do Chikungunya no bairro Santa Maria. As atividades em uma das áreas de maior risco da doença no Município acontecem até a sexta-feira, dia 5. No sábado, dia 6, também acontece à mobilização nacional do dia “D”, quando cerca de 150 pessoas do grupo de desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia se somam ao trabalho de combate e prevenção das doenças no Santa Maria.
Moradores como Selma Ferreira, que há 19 anos reside no bairro, têm aberto as casas para os agentes de endemias. Selma revela que mesmo estando em uma das áreas mais propícias para contrair dengue nunca teve casos de familiares doentes graças a cuidados preventivos.
“Procuramos deixar sempre o quintal organizado, tampar os ralos e reservatórios e quando juntamos materiais como latas para reciclagem, buscamos amassar as latinhas para que não acumulem água limpa e parada”, afirmou Selma Ferreira.
Já a feirante Dilma Santos relata que já sofreu de dengue duas vezes e afirma que por isso colabora com o trabalho desenvolvido pelas equipes.
“Acho que é um trabalho excelente e de grande necessidade, pois com a chegada das chuvas percebemos a presença de mais mosquitos. Ficamos preocupados com o risco de familiares terem Dengue ou Chikungunya”, disse Dilma Santos.
Além das ações em campo, as equipes do Combate à Dengue de Aracaju também promovem ações educativas nas escolas da região. A supervisora do combate a dengue na região, Lusiney de Menezes Miguel, destaca que nesta quinta-feira, dia 4, agentes de endemias promoverão palestras na Escola Laonte Gama. “O objetivo é orientarmos alunos sobre como combater a Dengue”, afirma.