Cultura e Política são dois campos que, articulados, contribuem de modo fundamental na consolidação de métodos e práticas democráticas e populares. É por meio da Cultura que as organizações políticas podem estabelecer novas linguagens e repertórios no diálogo com a sociedade. E é por meio da Política que se pode vislumbrar novos projetos culturais que tenham como foco a transformação social.
É partindo dessa premissa que, como forma de comemorar os 35 anos de fundação do maior partido da esquerda brasileira, o Partido dos Trabalhadores de Sergipe inaugura nesta terça-feira dia, 10 de fevereiro, a partir das 18h, o seu Quintal Cultural.
A proposta do Quintal Cultural é potencializá-lo como um ambiente aberto, onde a cultura, as artes e a política pulsem cotidianamente. Por isso, o Quintal Cultural do PT será um espaço dos artistas, da militância e do conjunto da sociedade sergipana. Na edição de inauguração, o Quintal Cultural do PT homenageará o combativo e eterno camarada Diomedes Santos da Silva, o Dió.
Diomedes foi militante do PT, da educação, da cultura, era ativista do movimento negro, professor, sindicalista e artista. Interessante destacar que, como artista, ele se aventurou na poesia, na música (estudou violoncelo) e no cinema (na Escola técnica, fez o roteiro e a direção do filme “Psico-Deus”. Por isso, nada mais justo que homenageá-lo.
A trajetória de Diomedes, que nos deixou em um acidente de trânsito, e a história do Partido dos Trabalhadores precisam ser conhecidas e debatidas pelas novas gerações e pelos novos militantes sociais de Sergipe.
O Quintal Cultural será uma oportunidade para isso. Portanto, participe da nossa confraternização de hoje e convide amigos, familiares e companheiros.
DIRETÓRIO MUNICIPAL DE ARACAJU
DIRETÓRIO ESTADUAL DE SERGIPE