A situação da cadeia produtiva de leite no estado foi o assunto levado ao secretario de Agricultura do Estado, Esmeraldo Leal e pelo deputado estadual, Jairo Santana “Jairo de Glória” (PRB) na manhã desta quarta-feira, dia 04. Segundo o parlamentar, o constante recuo nos preços pagos ao agricultor pode inviabilizar a fonte de emprego e renda de milhares de famílias e prejudicar a base econômica de diversos municípios.
“O leite se consolidou como uma das principais fontes de renda na agricultura familiar, são mais de 80 mil famílias envolvidas. É um setor estratégico que precisa da atenção especial do governo estadual”, aponta Jairo.
O deputado, autor de vários projetos em tramitação no Legislativo que visam proteger e fortalecer a produção de leite pela agricultura familiar, reivindica do Secretario a criação de uma política de incentivo aos pequenos produtores, com a melhoria da pastagem e a criação de mais laboratórios de análise de leite.
“A queda no preço tem uma questão sazonal, e deve reagir. Mas nossa preocupação central é quem vai produzir leite no futuro. Nós defendemos a produção pela agricultura familiar. Temos possibilidade de crescer muito nesse setor, mas temos ainda muitos desafios. Um deles é evitar a exclusão de produtores e garantir equilíbrio entre custo baixo de produção e boa produtividade de leite.”
Desequilíbrio: agricultor recebe menos e consumidor paga mais
Deputado Jairo também chamou a atenção para o fato da queda no preço pago ao agricultor não se refletir no preço do produto nos supermercados. “O agricultor está recebendo menos, e o consumidor final pagando mais no supermercado. Há um desequilíbrio na cadeia produtiva, o agricultor fica no prejuízo enquanto outros lucram.”
Reprodução: www.imprensa1.com.br
Por: Claudio Vasconcelos
Foto: Ascom do parlamentar