Nesta quinta-feira, dia 30, a Assembleia Legislativa realiza, a partir das 14 horas, a 8ª Sessão Plenária do Estudante da 8ª Legislatura do Projeto Parlamentar por um Dia, que tem a direção da Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória. São 24 deputados-estudantes, alunos do ensino médio, que foram eleitos por outros alunos das escolas participantes.
Participam desta edição seis escolas. São elas: Colégio Estadual Atheneu Sergipense, de Aracaju; Colégio Estadual Maria Conceição de Santana, do município de General Maynard; Colégio Estadual Josino Menezes, de Japoatã; Colégio Estadual Francisco Figueiredo, de Aquidabã; Colégio Estadual Gentil Tavares da Mota, de Frei Paulo; e Escola Estadual Professora Josefina Leite Campos, de Pedrinhas.
O objetivo do projeto é transmitir aos estudantes a compreensão do processo legislativo e a importância do voto, formando os líderes do amanhã. Muitos dos participantes acabam criando interesse pela participação democrática.
De acordo com o assistente legislativo Humberto de Oliveira, que está coordenando o Projeto Parlamentar por um Dia, os 24 estudantes que participam como deputados são escolhidos por meio de voto para serem representantes do parlamento estadual por um dia.
Desde o início, o processo acontece como numa eleição de verdade. Inicialmente o coordenador vai às escolas escolhidas para integrar a edição apresentar o projeto.
Preparação Depois, uma longa preparação até o grande dia da sessão plenária. Os estudantes se mobilizam nas escolas. Eles mesmos criam os partidos políticos, escolhem candidatos, elaboram propostas, fazem campanha, pedem voto e depois todos vão às urnas escolher seus representantes.
E depois que são escolhidos os 24 estudantes-deputados eles passam por uma preparação. Humberto da Mota revelou que este ano cada escola participante elaborou seis projetos de lei e também duas indicações.
As proposituras foram apresentadas pelos deputados-estudantes durante evento realizado na manhã da última terça-feira, no auditório da Escola do Legislativo.
Elas serão discutidas e votadas na sessão plenária desta quinta. O assistente legislativo disse que a sessão plenária do Projeto Parlamentar por um Dia transcorrerá como uma sessão normal do parlamento.
Primeiro haverá a posse da Mesa Diretora, dos deputados, apreciação e votação dos projetos, discussão e discursos. Nesta quarta-feira, os estudantes foram recebidos pela presidente da Assembleia, deputada estadual Angélica Guimarães (PSC), na visita que fizeram pela manhã ao Plenário.
Em seguida, eles acompanharam toda sessão da Assembleia na galeria da Casa, para ver como é o funcionamento e o trabalho dos deputados.
A escolha das escolas participantes é feita através de sorteio sempre na sessão plenária do ano anterior. É selecionada uma escola pública da rede estadual de cada região do Estado para participar do projeto e uma da capital.
Os estudantes participantes recebem um certificado e troféu, que este ano será a réplica da placa da 8ª Legislatura. Dois alunos e um coordenador serão sorteados para uma viagem para conhecer a capital federal, Brasília (DF).
Imagem: Maria Odília, da Agência Alese (Arquivo)
Por: Edjane Oliveira, da Agência Alese