Neste sábado, dia 28, às 16h30, chegarão a Sergipe 19 profissionais do Programa ‘Mais Médicos’, do Governo Federal, que substituirão os que completaram três anos de missão.
O ‘Mais Médicos’ vem contribuindo para o fortalecimento da Atenção Básica em Sergipe, ampliando e avançando a Estratégia de Saúde da Família nos municípios. O resultado é a melhoria da assistência à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).
Atualmente, Sergipe possui 90% de cobertura do Programa, com 631 equipes de saúde. O ‘Mais Médicos’ facilitou a inserção e fixação dos profissionais.
Essa nova turma é composta por médicos cubano e será distribuída em 12 municípios: 1 médico para o município de Brejo Grande, 2 para Capela, 1 para Cedro de São João, 1 para Frei Paulo, 2 em Ilha das Flores, 4 em Lagarto. Nossa Senhora das Dores, Poço Redondo, Santana do São Francisco e São Domingos receberão 1 novo médico cada. Já o município de Umbaúba irão 3 médicos.
Também, no sábado, às 13h30, chegarão 6 médicos que já atuam no programa e estavam de férias.
O Programa
O ‘Mais Médicos’ foi criado em 2013 e ampliou a assistência na Atenção Básica, que é a porta de entrada do SUS. A iniciativa vem fixando os médicos em municípios e regiões (até mesmo as mais distantes) que possuem carência desses profissionais. Além disso, o Programa também incentiva a educação, prevendo ações para a expansão da formação médica no Brasil. Hoje, Sergipe possui 203 médicos distribuídos em 50 municípios.
O Governo Federal está investindo, também, em infraestrutura. São mais de R$ 5 bilhões para o financiamento de construções, ampliações e reformas de 26 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS).