Os técnicos administrativos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) aderiram à Paralisação Nacional dos Trabalhadores Técnico-administrativos nesta quarta-feira, 02. Eles fizeram panfletagem a entrada do Campus da Universidade em São Cristóvão nas primeiras horas da manhã desta quarta. Em seguida saíram em marcha pelo Campus e Ato na Reitoria.
O protesto é em virtude do corte de recursos para a educação pública federal praticado pelo governo Temer. Segundo o coordenador geral do Sindicato dos trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFS (Sintufs), Fábio dos Santos, a medida atinge de forma brutal o funcionamento das universidades públicas no país, com diversos anúncios de que algumas sequer terão verbas para manter as atividades acadêmicas em pleno funcionamento até o final do ano.
“Não se sabe precisamente a dimensão do corte no orçamento da UFS porque a Reitoria não abre esses dados, mas sabe-se que gira na casa dos 50%, sendo que é com esse montante que passará a vigorar em 2018 a Emenda Constitucional 95, antiga PEC 55, congelando por 20 anos o orçamento da universidade”, destaca Fábio dos Santos, coordenador geral do Sintufs.
Foto: Ascom Sintufs