A recepção da Caravana do PT em Sergipe foi uma grande festa. Lotando o Largo do Correio, em Estância, primeira parada do presidente Lula no Estado, estavam não apenas população sul do Estado. Em meio à multidão, se viu sergipanos de diversas partes do Estado movidos pelo amor e admiração ao “presidente que deu devolveu a autoestima ao povo brasileiro”, como ressaltou o presidente do PT em Sergipe, Rogério Carvalho. Acompanhando a comitiva desde a cidade de Jandaíra, na Bahia, Rogério foi o primeiro a falar ao povo neste domingo, 20.
“Éramos vistos no mundo como um povo de cabeça baixa, que não era capaz de nada. Hoje, Lula é considerado um dos maiores líderes do mundo. O mundo olha para Índia e vê Gandhi, olha para África e vê Mandela, nós, brasileiros, temos Luís Inácio Lula da Silva, um presidente que fez um Brasil para todos os brasileiros”, ressaltou Rogério Carvalho sob os olhares atentos de Lula e do povo que lotava a praça.
Ele lembrou ainda que, em Sergipe, mais de 400 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa Bolsa Família, enquanto hoje, o governo atual, vem reduzindo, drasticamente, o número de beneficiários do programa. “Por tudo que o senhor representa, estamos muito felizes em recebê-lo”, frisou o presidente do PT em Sergipe. Entre os populares, o sentimento era mesmo de felicidade. “Gosto tanto dele que, mesmo com os meus 79 anos, fiz questão de vir aqui para vê-lo de perto. Sou muito grata a ele pela minha aposentadoria”, disse Maria das Dores, conhecida em Estância como Tia.
Em outro ponto da praça, Maria José Gomes e João Carvalho do Nascimento também aguardavam ansiosos pela chegada da comitiva. “Não vejo a hora de Lula voltar a ser presidente. Sem ele, o pobre não tem valor, hoje estamos perdidos e sem perspectivas”, declarou ela. Já João disse: “Lula é um pai para mim. Sou ‘gente’ hoje graças a ele. Se tenho moto, carro e um sítio, foi o governo dele que me deu”.
João também fez questão de ressaltar que no governo de Marcelo Déda, Rogério Carvalho, como secretário de Estado da Saúde, levou para Estância muitos benefícios na área da saúde, a exemplo do hospital Amparo de Maria, que funcionava em condições precárias e foi revitalizado, as Clínicas de Saúde da Família, a Farmácia Popular e o Centro de Especialidades Odontológicas. “Rogério Carvalho é dez! Foi muito bom secretário e trouxe muitas coisas boas para Estância. A gente não tinha hospital e padecia bastante. Ele sempre terá o meu apoio”, afirmou.
Outro que também elogia o sistema de saúde em Estância é José Carlos Ribeiro Alves. “Sou filho de Estância e sei como o povo daqui sofria sem ter um hospital com estrutura para funcionar. Atualmente sou diabético, preciso de cuidados constantes e não tenho do que reclamar do atendimento que recebo”, assegura.
Homenagens
Após homenagens e entrega do título de Cidadania Estanciana, da medalha de honra ao mérito parlamentar e uma moção de agradecimento da Câmara de Vereadores, Lula fez uso da palavra falando dos motivos que o fizeram dar início à caravana que começou dia 17 e passará por 25 cidades em 20 dias. “Para ser um bom presidente, é preciso conhecer a alma do povo e é por isso que estou aqui, quero olhar nos olhos do povo do Nordeste, ouvir o que vocês querem”, disse. O presidente Lula também falou sobre a importância da confiança que o povo brasileiro deposita nele, nas potencialidades que o povo nordestino passou a desenvolver com as oportunidades de acesso à educação e melhores condições de saúde.
Agradecendo à receptividade em Sergipe, Lula ainda ressaltou a importância da liderança de Rogério Carvalho frente ao PT no Estado. “É um líder muito competente, que deixou um importante legado para a saúde em Sergipe, com obras de extrema importância, a exemplo da implantação do Samu, que virou referência no País”, destacou.
Presenças
Entre as autoridades que estavam na recepção da Caravana estavam o governador Jackson Barreto, o vice-governador Belivaldo Chagas, o vice-presidente nacional do PT Márcio Macedo, a vice-prefeita de Aracaju Eliane Aquino, o deputado federal João Daniel, os deputados estaduais Francisco Gualberto e Conceição Vieira, além de vereadores e prefeitos.
Reprodução: www.imprensa1.com
Por Ascom