Mobilidade urbana. Duas palavras pequenas, mas que nos últimos anos passaram a ter presença garantida no cotidiano das grandes cidades, principalmente das pessoas que usam o serviço de transporte coletivo. Com a melhoria dos empregos e a facilidade que o Governo oferece na oferta por crédito, é cada vez mais comum o aumento da venda de carros e motos, o que dificulta e prejudica a mobilidade urbana das grandes cidades, pois o transporte de massa passa a ser um meio subutilizado.
Para que essa realidade não passe a ser uma rotina da sociedade, os órgãos de controle de transito de todo o País têm investido em ferramentas que facilitem o deslocamento do transporte coletivo e que deixem essa experiência cada vez mais confortável e cômoda para a população. E foi justamente pensando nisso que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) desenvolveram os aplicativos Citta Mobi (que atende aos veículos das empresas Atalaia e Progresso) e o Meu Ônibus (da viação Modelo).
Os aplicativos, que podem ser baixados em qualquer smartphone, atualizam o usuário do transporte coletivo e mostram, em tempo real, a localização do ônibus e a previsão de chegada no ponto mais próximo da pessoa, tudo isso através de um mapa que mostra, com exatidão, o local em que cada veículo se encontra, sendo uma importante ferramenta de mobilidade urbana, pois permite o planejamento da melhor hora de sair de casa, seja para ir ao trabalho, lazer ou estudo. Além disso, os apps também disponibilizam os pontos de parada dos ônibus mais próximos da localização do usuário.
Usuária do serviço coletivo, a gerente comercial Adriely Leite, 25, ressalta que não sai mais de casa antes de conferir o aplicativo. “Antes eu perdia muito tempo no ponto de ônibus e agora, com essa ferramenta, olho a hora exata que meu ônibus está chegando e corro para o ponto”, frisou. Moradora do Conjunto Orlando Dantas, Zona Sul da Capital, Adriely conta que depois que começou a usar o Citta Mobi, passou a se sentir mais segura para andar de ônibus em Aracaju. “Com certeza ficou mais seguro pra mim, pois não preciso mais ficar exposta no ponto de ônibus desnecessariamente, correndo o risco de ser assaltada. Antes de ir para o ponto, olho o aplicativo e só sigo até lá quando vejo que o transporte já está chegando”, disse.
Além de ser uma ferramenta de grande utilidade, o Citta Mobi também é de fácil uso. Para a empregada doméstica Darcirene Santos, 45, apesar de não ter muita familiaridade no manuseio do aparelho celular, o aplicativo tornou sua vida muito mais fácil. “Eu descobri esse sistema pela TV e pedi para o meu patrão baixar no celular. Ele me mostrou como funciona e agora, não saio mais de casa sem olhar o celular”, assegurou.
Darcirene conta que usa ônibus diariamente para chegar ao serviço e que, por causa do trânsito, nos últimos meses, sempre chegava atrasada. “O trânsito está muito difícil. Já não tinha mais nem cara de chegar no trabalho, pois por mais que eu saísse sempre mais cedo, acabava me atrasando. Agora que posso olhar o celular e saber a hora exata que o carro vai passar, posso me programar melhor e parar de receber bronca por chegar atrasada no serviço”, comemorou.
Os aplicativos desenvolvidos pelo Setransp estão disponíveis para as plataformas Android e IOS.
Fotos: Bruno Almeida
Por: Bruno Almeida
Reprodução: Portal Imprensa1