Para marcar a Semana Mundial da Alimentação, acontece nesta quinta-feira, dia 19, uma edição especial da Feira da Agricultura Familiar da Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seidh), das 06h às 09h, na rua Santa Luzia, 680, bairro São José. Além da tradicional oferta de produtos orgânicos certificados e livres de agrotóxicos, a feira contará com atividades diferenciadas, como palestras e ações voltadas para a saúde dos consumidores.
Enquanto conselheiros do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean) farão exposição de material informativo sobre o “Controle Social na Política de SAN”; o Observatório de Segurança Alimentar da UFS traz informações sobre “Direitos Humanos e Alimentação Adequada”; e representantes da Faculdade de Sergipe (Fase) falarão sobre “Mitos e Verdades dos Produtos Orgânicos”. Técnicos da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), por sua vez, estarão presentes aferindo a pressão arterial de consumidores, que também poderão conhecer a mostra de produtos das Cooperativas da Agricultura Familiar sergipanas.
Para o secretário Zezinho Sobral, a Semana Mundial da Alimentação é um momento importante, para que toda a sociedade reflita e se conscientize sobre a importância de ter uma alimentação saudável, da prática de atividades físicas e de fazer exames periódicos e preventivos. “Essa edição da Feira de Agricultura Familiar é especial para celebrar a data e promover, mais uma vez, o incentivo à comercialização e consumo dos produtos cultivados com tanto empenho pelos nossos agricultores. O evento é aberto a toda a comunidade. Vale ressaltar que é importante chegar cedo para aproveitar todos os benefícios que a Feira proporciona”, pontua Sobral.
A Feira é um projeto da Seidh, através do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN), que busca incentivar os agricultores familiares de Sergipe, possibilitar o escoamento da sua produção e, com isso, favorecer sua inclusão pela renda. Ao todo, já são 23 pontos de comercialização em 18 municípios, com a participação de mais de 500 pequenos produtores. Nessa edição, estarão presentes 20 agricultores de Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Riachuelo, Aracaju, Malhador, Lagarto, Itabaiana, Pirambu, Estância, Capela e Japaratuba, com uma grande diversidade de produtos.
“Mais que oferecer produtos saudáveis à população, a Feira visa incentivar os negócios e gerar benefícios aos pequenos agricultores familiares. É a oportunidade para que as pessoas possam adquirir alimentos orgânicos de boa procedência. Iniciaremos as atividades a partir das 6h, com produtos fresquinhos para o consumidor”, destacou Lucileide Rodrigues, diretora do DSAN/Seidh.