O Estado de Sergipe terá uma lei que garante a reserva de cotas para pessoas negras em concurso público. O anúncio foi feito na sessão desta segunda-feira, 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra – pelo deputado estadual Francisco Gualberto (PT). De autoria do Poder Executivo, o projeto de lei foi lido no expediente desta segunda e provavelmente estará na pauta de votações do meio da semana.
“O projeto de lei estabelece que 10% das vagas em concurso públicos serão das cotas para negros, assim como já existem também para as pessoas com deficiência física. No meu entendimento, trata-se de uma reparação para os negros que tantos sofrem neste país por conta de um duro, difícil e incompreensível período de escravidão. Hoje anda vivemos consequências desse terrível sistema”, enfatizou Francisco Gualberto.
O deputado anunciou ainda que, se aprovado, o projeto de lei deverá ser sancionado pelo governador Jackson Barreto no próximo dia 30 de novembro, quando haverá uma grande solenidade promovida pela Secretaria de Inclusão Social.
Reprodução: www.imprensa1.com
Assessoria de Imprensa – Gilson Sousa