As inscrições para o curso Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação se encerraram às 23h59 da terça-feira, 9, com um total de 12.360 inscritos. Os candidatos disputarão uma das 5.485 vagas gratuitas, distribuídas através dos 44 polos do maior curso preparatório de Sergipe. o objetivo é preparar os alunos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio e demais vestibulares do país que acontecerão no decorrer de 2018.
Coordenado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seed), o Pré-universitário é destinado aos alunos concluintes do ensino médio e egressos da rede pública de ensino e objetiva oportunizar a esse público melhores condições de acesso ao ensino de nível superior, por meio de um curso preparatório, inteiramente gratuito, ofertado na modalidade presencial.
Para seleção dos candidatos, a Coordenação Estadual do Processo Seletivo 2018 do Preuni aplicará uma prova objetiva a todos os inscritos, no próximo dia 28 de janeiro. Composta por 50 questões, elaboradas de acordo com as Matrizes de Referências do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a avaliação abordará conteúdos das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.
Os resultados serão divulgados no dia 30 de janeiro e o início das aulas está previsto para o dia 26 de fevereiro. Deste modo, as matrículas dos candidatos classificados serão efetuadas no período de 20 a 23 de fevereiro.
De acordo com o diretor do Dase, Fábio Leite, esse número de inscritos confirma o sucesso que o Preuni tem tido a cada ano. “Começaremos mais cedo porque o Enem será no mês de novembro. Independente do calendário da rede estadual de ensino, o Pré-Universitário tem um calendário próprio. Continuaremos em 2018 com todas as ações que já vínhamos realizando, como simulados, revisões, e algumas novidades que virão”, afirmou.
2017
Em 2017, como resultado da eficácia das ações do Preuni, o Governo de Sergipe registrou um número de recorde de alunos egressos da rede pública estadual que ingressaram no ensino superior com base nas notas conquistadas no Enem 2016. Foram quase 2.000 alunos aprovados em universidades e faculdades públicas e privadas em diversos estados do país.
Fonte: ASN