Foi realizada na tarde desta segunda-feira, dia 07 no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), uma Sessão Especial de outorga da Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar ao presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson Nascimento. A autoria é do deputado Garibalde Mendonça (MDB), que destacou a trajetória do homenageado.
De acordo com o parlamentar, José Anderson Nascimento é um homem que possui um grande trabalho desenvolvido no Estado de Sergipe.
“Isso principalmente como presidente da Academia Sergipana de Letras. Ele tem vários trabalhos, vários livros publicados e vem desenvolvendo a cultura em nosso estado, tendo um trabalho muito forte aqui na Assembleia Legislativa, que incentiva os deputados centenários aqui do Estado de Sergipe, por isso essa medalha nobre que foi aprovada por unanimidade pelos deputados”, justifica Garibalde Mendonça.
Para o homenageado, foi uma surpresa quando recebeu a comunicação por parte da Assembleia Legislativa de Sergipe “Passei por essas fases todas na vida, nesses últimos 50 anos, então houve esse reconhecimento da Assembleia e como já disse, fui tomado de surpresa e que deixou muita alegria não só para mim, como para a minha família e meus amigos”, destaca José Anderson.
José Anderson Nascimento nasceu em Aracaju. Estudou as primeiras letras no Instituto Maria da Salete, na cidade de Estância; fez o curso ginasial Tobias Barreto e concluiu o curso clássico no Colégio Atheneu Sergipana. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Sergipe e é pós-graduado em Direito Público, pela Universidade Tiradentes. Também é mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. É escritor e ocupa a Cadeira nº 20 da Academia Sergipana de Letras.
É professor, jornalista, escritor, advogado e magistrado. Foi Promotor de Justiça da Comarca de Porto da Folha, no Estado de Sergipe e Juiz de Direito das Comarcas de Nossa Senhora das Dores, Itabaiana e Aracaju. Atualmente ocupa o cargo de presidente da Academia Sergipana de Letras (ASL), aonde desenvolve um trabalho em prol da cultura.
Entre os livros publicados, estão: Sergipe Del Rei (1979). Sergipe e seus monumentos (1981). Propaganda eleitoral (1996). Tópicos de Direito Eleitoral (1998). Cangaceiros, coiteiros e volantes (1998). Eleições 2000 (2000). A Loja Maçônica Cotinguiba nos caminhos da história (2000). Prazos processuais (2002). Ações de separação judicial, divórcio, nulidade e anulação de casamento (2003) e Manual das eleições municipais (2004); Metáfora dos arlequins: as cores na arte de Leonardo Alencar (2006). Governadores em três estados do Brasil (2008). Olhares sobre a Loja Maçônica Cotinguiba (2012). Rosa Faria (2013). Carvalho Neto (2013). Clodomir Silva (2014). Carlos Teles Sattler (2015).
Reprodução: www.imprensa1.com
Por Agência de Notícias Alese – #RedeAlese
Fotos: César de Oliveira