Nesta segunda-feira, 9 de julho, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) cassou o diploma da prefeita e do vice-prefeito de Riachão do Dantas. Com a decisão, Gerana Costa e Luciano Paul também também ficam inelegíveis por oito anos a contar de 2016.
Eles foram condenados por 5 votos a 2 por abuso de poder econômico, nas modalidades abuso dos meios de comunicação e fraude ao processo eleitoral referente ao pleito de 2016.
Segundo o Ministério Público Eleitoral, durante a campanha, a então candidata divulgou pesquisa fraudulenta em jornal de grande circulação que lhe dava um percetual de votos bem acima da realidade. A Justiça Eleitoral proibiu a divulgação da pesquisa fraudulenta, mas a candidata não obedeceu a decisão judicial.
Para o MPE, a divulgação da pesquisa serviu para induzir o voto dos eleitores indecisos. Dessa forma, a candidata Gerana Costa ganhou as eleições com cerca de 2% de votos a mais que a segunda candidata mais votada. Os réus ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.
Fonte: MPF/SE