O comércio espera um crescimento de 3% a 5% nas vendas do Dia dos Pais, em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) e é mais otimista que a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que prevê um desempenho de 2,5% descontados impostos.
Para o presidente da Acese, Marco Aurélio Pinheiro, a uma mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros desde o início da recessão. Ele acredita que o comércio local tem grandes chances de crescimento em meio à crise, devido ao grande mix de produtos a preços mais baixos.
Já o vice-presidente da entidade, Maurício Vasconcelos, a greve dos caminhoneiros e a Copa do Mundo afetaram diretamente o faturamento de julho e que comerciantes esperam a retomada do crescimento nas vendas a partir deste mês.
O Dia dos Pais deve movimentar R$ 14 bilhões neste ano, segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Pela pesquisa, 61% dos brasileiros devem ir às compras, seis pontos percentuais a mais do que o verificado no ano passado.
O dinheiro é utilizado por 53% dos consumidores e é o meio de pagamento preferido. O cartão de crédito parcelado (24,7%) aparece em segundo lugar, seguido do cartão de débito (21,8%).
Assessoria de Comunicação/Imprensa