O STJD definiu neste domingo a sentença contra Fernando de Carvalho Lopes, ex-treinador da seleção brasileira masculina de ginástica artística. A acusação pesa contra ele referente aos anos 1999 e 2016.
Por unanimidade Fernando Lopes, foi banido do esporte em julgamento do Pleno do STJD da ginástica, realizado na tarde deste domingo (31) na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Aracaju.
Com base nos artigos citados:
– 243 (“constranger alguém, mediante violência, grave ameaça ou por qualquer outro meio”);
-258 (“Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código”) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. A base para a deliberação foi o Código de Conduta e Estatutos da FIG (Federação Internacional de Ginástica).
A punição tem efeito imediato, pois o tribunal considerou o treinador culpado além do que, ainda terá de arcar com uma multa de R$ 1,6 milhão, sem sanção para ele, recolhida diretamente para a federação.
Alguns dos advogados das vítimas de Fernando Lopes cogitam recorrer ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), na Suíça, embora a decisão do pleno do STJD seja definitiva no Brasil e não caiba mais recurso.
Por: imprensa1.com
Fonte:
Fotos: washington Times