O vereador Elber Batalha (PSB) apresentou Projeto de Lei que quer proibir a realização de obras na capital durante os horários de maior trânsito e fluxo de carros. Segundo o parlamentar o objetivo é evitar o caos instalado no trânsito de Aracaju nas últimas semanas devido às obras de recapeamento asfálticos das principais avenidas da cidade, realizadas pela Prefeitura.
O Projeto de Lei 312/2919 propõe que o tráfego não pode ser interrompido nas vias públicas das avenidas e ruas de grande fluxo, mesmo em caráter intermitente, para a realização de obras públicas ou privadas nos horários das 6h às 9h e 18h às 20h, durante os dias úteis.
“O que se fez em Aracaju nas últimas semanas foi uma prova de mal planejamento e desestruturação da Prefeitura de Aracaju, uma obra que poderia ter sido terminada mais cedo, causando menos transtorno aos aracajuanos e causou um caos na vida de todo mundo, já que grande parte da cidade ficou travada, impedindo o trabalhador de chegar ou sair do seu trabalho”, justificou.
O parlamentar disse ter se inspirado em PL’s que já existem em outras cidades do país e que o projeto se torna necessário pelo crescimento e para modernização de Aracaju. “Isso já existe em Recife, São Luiz, João Pessoa, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e nós estamos anexando em nosso PL as comprovações de que todas essas cidades adotaram essa prática e que deu certo”, explicou.
Obras Noturnas x Mentiras de Edvaldo
Além disso, Elber afirma que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, mente ao afirmar que realizar esse tipo de obra em horários alternativos aumentaria muito os cofres públicos. “Todo mundo sabe que a única coisa que acresce numa obra para ser realizada à noite é o adicional noturno que é pago ao trabalhador. Esse adicional é de 20% sobre o salário, e é bom lembrar que esses funcionários recebem o salário mínimo e que a rubrica mão-de-obra é apenas um ponto de uma planilha de qualquer obra e, com certeza, é um dos menores itens da composição da planilha de uma obra deste tamanho”, disse.
Fonte: Assessoria de Imprensa do parlamentar