Com prazo de execução de 180 dias, a obra de construção do corredor Hermes Fontes, resultado de um convênio entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal, terá início, em termos de execução física, na nessa segunda-feira, dia 09, mas os trabalhos de avaliação de toda a área começaram logo após a assinatura da ordem de serviço, na última quarta-feira (4). A primeira etapa do projeto é a de substituição da tubulação de água implantada na avenida Hermes Fontes. O primeiro trecho a passar pela intervenção física está compreendido entre a Praça da Bandeira e a avenida Edelzio Vieira de Melo.
“Para isso, temos que fazer a escavação da avenida para colocar a tubulação nova para então, em seguida, remover o asfalto antigo, fazer a terraplanagem e colocar o asfalto novo. Em paralelo a isso, faremos o corte do canteiro central e o deslocamento de linha de energia e melhoria nas calçadas. Tudo isso será executado ao mesmo tempo. Depois que fizermos de um lado da vida, partimos para o outro. Todo o trabalho será feito em ciclos, de maneira que, quando terminarmos um, já estará com tudo pronto, inclusive com o novo asfalto”, esclarece o presidente da Emurb.
Por conta da complexidade da área da Hermes Fontes, a intervenção urbanística terá uma sistemática diferente dos outros corredores que integram o Projeto de Mobilidade Urbana (Beira Mar, Augusto Franco e Centro/Jardins), cujas obras de infraestrutura estão com execuções em andamento.
O período de início dos serviços do corredor Hermes Fontes é considerado propício devido às férias escolares que provocam a redução do fluxo intenso de veículos, além de ser uma época em que o registro de chuvas é menor.
“Aproveitando essas variantes, optamos por começar a obra pela parte mais complexa para poder evoluir mais rápido. Então, iniciaremos pela área que dá maior impacto na circulação de pessoas e veículos, e apresenta mais dificuldade de rotas alternativas. A partir de janeiro ou fevereiro, com a própria evolução da obra, poderemos atuar com duas frentes de trabalho ao mesmo tempo”, explica o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari.
Reprodução: www.imprensa1.com
Por: Agência Aracaju de Notícias