Respondendo a um questionamento do deputado Arnaldo Bispo (DEM), Gualberto assegurou que não existe irregularidade alguma na distribuição de água entre os lotes. “Não existe nada de errado com a irrigação da área.
Nenhum desvio foi verificado até então”, disse o líder. Francisco Gualberto falou em nome da diretoria da Cohidro, que após as insinuações de desvios de água feitas pelo deputado oposicionista, realizou um monitoramento detalhado da área e não constatou irregularidade alguma.
“O presidente da Cohidro, ex-deputado Mardoqueu Bodano, foi pessoalmente várias vezes ao local e realizou filmagens de todo o processo de distribuição de água na área irrigada”, assegurou Gualberto, informando que a deputada estadual Maria Mendonça, que é de Itabaiana, também acompanhou a vistoria e não detectou problema algum.
“É desejo do nosso governador que aquele projeto da Ribeira funcione exatamente como tem que funcionar. Sempre servindo à comunidade, sem irregularidades.
Mas se daqui pra frente surgir algum problema, estaremos à disposição para buscar a solução”, enfatizou Francisco Gualberto, descartando qualquer possibilidade de privilégios na área.
O Perímetro Irrigado Poção da Ribeira é um projeto de irrigação pública estadual que existe desde 1987.
Recentemente o governo de Marcelo Déda executou grandes investimentos na melhoria de equipamentos na área. São 1.970 há de área, sendo que a área irrigável tem 1.100 há, distribuídos em 466 lotes irrigados.
Essa irrigação é feita através de aspersão convencional/irrigação localizada. O deputado lembrou ainda que o município de Itabaiana é considerado um grande centro produtor e distribuidor de hortigranjeiros, o que justifica os investimentos no perímetro irrigado.
As culturas exploradas na área são: Batata Doce, Coentro, Cebolinha, Pimentão, Tomate, Couve, Amendoim, Berinjela, Alface, Feijão, Vajem.
Por Gilson Souza / Assessoria