“Neste momento, o coração de todo o magistério está partido”.
Com essa frase, a deputada estadual Professora Ana Lúcia (PT) resumiu o sentimento de todos os professores sergipanos, após a aprovação, no final da manhã desta quinta-feira 15, na Assembleia Legislativa, do Projeto de Lei Complementar (PLC) 20/2011, do Executivo, que extingue a função do professor de Nível Médio no Estado.
Na prática, segundo Ana Lúcia, a proposta põe fim à referência inicial para a aplicação do Piso Salarial Nacional do Magistério, uma conquista histórica da categoria, mas que pode virar letra morta para grande parte dos professores.
As galerias da AL foram tomadas pelos educadores preocupados com a quebra na sua carreira, caso o projeto fosse aprovado.
Empunhando cartazes, em alguns momentos, a tensão da votação foi tamanha que a sessão plenária deve de ser interrompida.
Votaram favoráveis ao Projeto de Lei Complementar 20/2011 do Governo, que extinguiu a função do professor de Nível Médio, os deputados Francisco Gualberto (PT), João Daniel (PT), Conceição Vieira (PT), Susana Azevedo (PSC), Zeca da Silva (PSC), Pastor Antônio (PSC), Luis Mitidieri (PSDB), Gilson Andrade (PTC), Gustinho Ribeiro (PV).
Fonte e Foto: Iracena Corso / Assessoria