Começou na segunda-feira, dia 13, o processo de reuniões preparatórias para a construção do Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para o ano de 2020.
A primeira reunião envolveu 60 pessoas, entre técnicos, coordenadores, chefes de setores, diretores de departamento e assessores numa perspectiva de pensar, coletivamente, ações que avancem na direção de melhorias dos serviços oferecidos pelas escolas da rede.
Segundo a professora Josevanda Franco, secretária municipal de Educação, esta é uma tarefa complexa que exige o comprometimento de todos. Com o foco de atender bem a população e melhorar ainda mais os indicadores educacionais do município.
“Planejar significa saber onde queremos chegar, quais nossas metas e como faremos para alcançar tais objetivos. É saber como vão ser enfrentados problemas que podem surgir e que recursos poderão ser necessários para que as soluções ocorram”, revelou. Este é um momento muito importante para a rede, “estamos construindo o nosso planejamento de forma participativa e colaborativa. Dele, sairão os planejamentos das escolas e as ações que vão gerar impactos na vida da população”, falou.
Para Lilian Ramos, do Departamento de Planejamento, Avaliação e Convênios (Depac), “ hoje foi um momento inicial, para falar sobre a temática do planejamento, para estimular o pensamento sobre como vamos nos organizar internamente, qual o nosso papel dentro da estrutura de nossos setores e como podemos atuar fortalecendo os nossos processos dentro da secretaria, com o objetivo de termos clareza de nossas responsabilidades.”, disse.
A construção do planejamento estratégico prossegue esta semana com avaliações realizadas por cada departamento. Segundo Pedro de Santana, assessor do gabinete, “nesta etapa, temos uma rodada de reflexão, avaliação e diálogos, sobre o que foi realizado no ano anterior para que todos saiam com um diagnóstico melhor traçado dos resultados que foram ou não obtidos anteriormente e assim estejam mais preparados para planejar as ações neste ano”.
Até esta quinta-feira, 16, as reuniões acontecerão na escola Honorina Costa.
Reprodução: www.imprensa1.com