Nesta segunda-feira, 05/3, em entrevista com exclusividade ao Programa Jornal da Ilha apresentado pelo jornalista Gilmar Carvalho, o empresário e também presidente do PTB em Sergipe, Edvan Amorim, esclareceu o que foi discutido em reunião com seu grupamento político e os simpatizantes do grupo no último final de semana.
Eleição da Mesa Diretora
O empresário detalhou como se deu o processo de discussão sobre a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE). Segundo Edvan, o grupamento político trabalhou com seriedade, houve sucesso com alguns e outros não entenderam o posicionamento político da deputada Angélica Guimarães (PSC). Ou seja, ao apresentar o projeto para reeleição da Mesa. “Aquele poder é independente e as pessoas precisavam respeitar e entender que vivemos outro momento político. De acordo, com Edvan a deputada estadual nos procurou e disse que assim que tive os votos suficientes colocaria o projeto em votação na Casa, a orientação que dei, foi que procura-se o governador do Estado e apresentasse sua intenção. A eleição Mesa diretora foi realizada de maneira transparente e de dentro o regimento interno da Casa. Angélica estava muito bem embasada e em nenhum descumpriu o manda o regimento interno da Casa”, declara o empresário.
Formação da chapa
A formação da chapa se deu de maneira transparente onde os deputados foram convidados a discutir e ampliar, os debates sobre os nomes que fariam parte da chapa. A intenção da deputada Angélica Guimarães era a reeleição de toda a composição da Mesa, a condução do processo cabia tão somente a presidente da ALESE. Entretanto, Angélica conversou com deputados da situação e oposição, e todos estavam a par que assim que obtivesse os votos suficientes colocaria o projeto em votação. “Angélica conversou com líder do governo, Francisco Gualberto (PT), além de Conceição Vieira (PT) que já fazia parte da Mesa além do deputado Garibaldi Mendonça (PTB). O único deputado estadual que conversei sobre a eleição da Mesa foi Garibaldi, onde aproveito a oportunidade para dizer que o considero um bom homem e um excelente político, todavia não quis fazer parte da chapa e com isso outros nomes foram sugeridos, inclusive alguns da situação que deixaram o plenário sem fazer a votação”, explicou Amorim. Todos os deputados sabiam da intenção da deputada Angélica, e não houve golpe político nesse processo.
Reunião do grupamento
A reunião aconteceu no último sábado com a presença de todos os deputados estaduais do grupamento do PSC, além dos deputados simpatizantes do Partido Socialista Brasileiro (PSB) como: o deputado estadual Adelson Barreto e a deputada Maria Mendonça estavam participaram da reunião onde foram acordados vários assuntos entre eles o posicionamento a partir de agora, diante dos últimos fatos que estão marcando o cenário político. “Ficou decidido que não vamos adotar uma oposição raivosa e com revanchismo. Vamos desobstruir a os caminhos e projetos que chegaram àquela serão votos, os interesses do povo sergipano em primeiro lugar sempre.“ O Governador sempre teve e sempre terá maioria na Casa, a grande maioria ira aprovar os projetos, os deputados que fazem parte daquele parlamento são responsáveis”, diz Amorim.
Posicionamento diante de Valadares
Quando perguntado sobre o posicionamento do grupo diante do senador Antônio Carlos Valadares (PSB), o empresário foi claro ao afirmar que o não há um rompimento com o senador, todavia, nunca houve um compromisso com o senador Antônio Carlos Valadares (PSB), apesar de ter dois deputados simpatizantes do grupo, o clima tenso no PSB seu deu principalmente depois que os seus deputados socialistas tentar externar seus objetivos ao governador que mostrou intransigente diante da procura, sobre a votação o que motivou a decisão da deputada Maria Mendonça a principal afetada nesse contexto. O senador deixou Brasília com bandeira da paz e com o objetivo de resolver ou tentar o clima politico, considerado o ‘bombeiro’. “Não preciso de ninguém e nunca precisei mandar recados, tenho contato direto o governador e não recado, o único lugar que está pegando fogo é casa deles”, explicou Amorim.
Por Andréa Lima/ imprensa 1. com
Foto: imprensa 1. com